Visita Pastoral ao Porto Santo

01-02-2019

Bispo do Funchal, D. Nuno Brás em visita pastoral ao Porto Santo. Padre Fábio e Padre Alberto, párocos da Piedade e do Espírito Santo recebem o Sr. Bispo e preparam todo um programa pastoral para conhecer as comunidades cristãs, cada cristão em particular e diversas instituições presentes na ilha. Durante a viagem no Lobo Marinho o Sr. Bispo enviou uma mensagem aos Portosantenses: "quero dizer que vou disponível para estar com todos e cada um: cristão entre cristãos, levar Cristo e anunciá-lo porque está vivo!".

D. Nuno Brás, Bispo do Funchal, visita, pela primeira vez, o Porto Santo numa visita pastoral de 27 a 31 de março.

Paróquias do Porto Santo - Diocese do Funchal

27 a 31 de Março de 2019

Visita Pastoral ao Porto Santo

MENSAGEM AOS PORTOSANTENSES

Faz parte das obrigações dos bispos visitar as diferentes comunidades da sua diocese. Mas, no caso da visita que irei realizar ao Porto Santo de 27 a 31 de Março trata-se mais do que simplesmente "cumprir" uma obrigação: é antes uma vontade de estar convosco, de vos conhecer e de conhecer as várias realidades humanas e cristãs em que decorre a vossa vida. E também de escutar e de confirmar a vossa fé - esse testemunho de Jesus ressuscitado que de há 600 anos a esta parte vive o Porto Santo e anima toda a existência dos seus habitantes. Partilhamos a fé. É importante que o vosso Bispo partilhe também convosco a vida. Aguardo com expectativa o dia em que vos poderei encontrar. Iremos celebrar a fé, partilhar a vida do quotidiano, mostrar a alegria que temos pelo facto de sermos cristãos, de vivermos a vida nova, fruto da presença do Espírito Santo em nós. Interceda por nós Nª Sª da Piedade. Saúda-vos já com amizade o

PROGRAMA DA VISITA PASTORAL

Dia 27 de Março - Quarta feira

10H30 - Chegada ao Porto do Porto Santo no Lobo Marinho e receção pelas entidades e pela comissão organizadora da visita.

11H00 - Receção ao Senhor Bispo e início da Visita Pastoral, na Igreja da Piedade.

12H00 - Visita à Assembleia Municipal e reunião com autarcas.

14H30 - Visita à Câmara Municipal.

15H00 - Visita à Junta de Freguesia.

15H30 - Visitas à alguns doentes acamados das duas paróquias

19H30 - Eucaristia: Capela de Nossa Senhora da Graça

Dia 28 de Março - Quinta-feira:

09H00 - Visita à EB/2º ciclo do Farrobo

10H00 - Visita ao AM3 - Força Aérea Portuguesa

11H00 -Visita à EBS Prof. Dr. Francisco Freitas Branco

12H00 - Visita ao Centro de Atividades Ocupacionais (CAO)

15H00 -Visita à EB1/PRE do Porto Santo (Campo de Baixo)

16H00 - Visita ao Centro de Saúde

17H00 - Visita às instalações da Segurança Social

18H00 - Visita à Capela da Misericórdia

19H00 - Eucaristia: Capela de São Pedro.

21H15 - Encontro os Grupos Apostólicos das duas Paróquias: Catequistas, Vicentinos, Confrarias, Cursistas, CNE, Grupos Corais, Grupo de Jovens, Leitores, Ministros Extraordinários da Comunhão.

Dia 29 de Março - Sexta-feira:

09H00 - Visita às instalações da DRAPS

10H00 - Visita ao Edifício 2 da EB1/PE Creche do Porto Santo

10H45 - Visita ao Externato de Nossa Senhora da Conceição.

12H00 - Visita ao Quartel dos Bombeiros Voluntários.

15H00 - Encontro e convívio com os idosos e doentes da Fundação Nª Senhora da Piedade e com a Universidade Sénior.

17H00 - Eucaristia: Capela do Lar.

18H30 - Eucaristia: Igreja da Piedade com oração da Via Sacra preparada pelos jovens do 10º ano da catequese.

21H30 - Noite cultural e recreativa no Centro e Congressos do Porto Santo com a atuação de vários grupos da nossa ilha. (os bilhetes são gratuitos e serão distribuídos nas igrejas)

Dia 30 de Março - Sábado:

10H00 - Visita ao Museu Colombo e Núcleo J. Brum do Canto

11H00 - Visita à sede do Agrupamento 999 do CNE

12H00 - Visita ao cemitério e à Capela de Santa Catarina: com um tempo de oração pelos defuntos e memória do saudoso Padre Carlos Freitas.

15H00 - Celebração da eucaristia da bênção das capas dos alunos finalistas da EBS Prof. Dr. Francisco Freitas Branco.

17H30 - Encontro com os pais que têm filhos na catequese.

19H00 - Missa da Catequese das duas paróquias na igreja paroquial da Piedade.

Dia 31 de Março - Domingo:

10H00 - Passeio cultural e turístico pelo Porto Santo: Visita ao Pico Castelo, Museu Cardina, Casa da Serra,

14H30 -Paramentação na Igreja da Piedade e Procissão para a Praça do Barqueiro, com os irmãos das Confrarias.

15H00 - Eucaristia na Praça do Barqueiro: Encerramento da Visita Pastoral com a Festa das Famílias.