Cabido e Colégio dos Consultores

Cabido e Colégio dos Consultores

Instituído pelo Papa Leão X em 12 de Junho de 1514 na Bula Pro excellenti praeeminentiacom que criava a Diocese do Funchal, nomeava o seu primeiro Bispo e elevava à dignidade de Catedral a Igreja de Santa Maria, o Cabido da Sé é atualmente regido por Estatutos aprovados pelo Senhor D. António Carrilho em 18 de Outubro de 2009.De acordo com estes Estatutos (Artº 19, § 1º), o Deão ou Presidente do Cabido deve ser eleito em cada três anos, e a sua eleição aprovada pelo Bispo Diocesano. Tendo o digníssimo Cabido da Sé do Funchal reunido no dia 17 de maio para realizar a referida eleição e das demais Dignidades, e tendo esta sido comunicada ao Bispo diocesano,

HEI POR BEM

  • Aprovar a eleição realizada pelo Cabido da Sé do Funchal do Reverendo Cónego João Francisco Dias como seu Deão;
  • Aprovar a eleição das demais Dignidades, realizada na mesma reunião (artº 24 § 6º): Cónego Vítor Reis Franco Gomes, Vice-Presidente; Cónego Rui Alberto Fernandes Pontes, Secretário; Cónego Marcos Fernandes Gonçalves, Tesoureiro.
  • Marcar o dia 12 de junho, aniversário da criação da Diocese, para a tomada de posse das acima referidas Dignidades, após a celebração da Eucaristia das 11:00 na Catedral.