Temas das Missas do Parto 2019

12-12-2019

"Faça-se em mim, segundo a Tua Palavra"/ Batismo Ser Cristão/ Deus ama-te

Nesta preparação para o Natal, o guião das Missas do Parto tem como objetivo uma reflexão sobre o dom e a beleza de sermos batizados, a partir dos textos bíblicos de cada dia, do Plano Pastoral e da Mensagem do Advento do Senhor Bispo.

OBJETIVO: Redescobrir e desenvolver o dom e a vocação batismal como sinal do Amor de Deus.

Neste ano pastoral de 2019-2020 convido-vos a iniciar um triénio de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude de Lisboa (Julho de 2022), que terão por lema: "Maria levantou-se e partiu apressadamente" (Lc 1,39). É certo que as JMJ são particularmente dirigidas aos jovens. Mas é igualmente seguro que elas não deixarão de interpelar todos os cristãos. É uma oportunidade para renovarmos a nossa vida cristã e a vida cristã das nossas comunidades, tendo por companheira de caminho a Virgem Maria. Iremos começar procurando reanimar o dom do Batismo que recebemos e aprofundar a nossa vocação cristã, como batizados que somos. Iremos fazê-lo inspirados na frase com que Maria respondeu ao Anjo: "Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38), na certeza de que a Virgem nos irá ajudar a viver melhor como discípulos, a dar o nosso "sim" total e completo ao Senhor que chama e que teve a iniciativa de olhar para nós e nos chamar para Ele (Do Plano Pastoral Diocesano).

Percurso Temático:

16 de dezembro: Uma bênção para todos os povos da terra.

17 de dezembro: Chamados a transmitir o que recebemos para que brilhe a novidade do Evangelho.

18 de dezembro: Escutar a Palavra de Deus é aprender a ser justo. «O Senhor é a nossa justiça».

19 de dezembro: O encontro com Jesus Cristo, sinal de unidade e de paz.

20 de dezembro: A Virgem, filha de Sião, acolhe o sinal do Emanuel.

21 de dezembro: Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha.

22 de dezembro: Chamados a escutar, a obedecer e a acolher a Palavra de Deus como José.

23 de dezembro: Como mensageiros, enviados a preparar o caminho do Senhor.

24 dezembro: Deus fez nascer Jesus, o Salvador de Israel.