Secretariado Diocesano da Pastoral Social

Bispo do Funchal

DECRETO DE NOMEAÇÃO

SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL SOCIAL

A Sagrada Escritura, seja no Antigo, seja no Novo Testamento, dá-nos conta, em inúmeras passagens, do cuidado especial que Deus tem para com os mais fracos e os pobres. Jesus viveu como pobre, "sem pedra onde reclinar a cabeça" (Mt 8,20), e não hesitou em proclamar os pobres como bem-aventurados (Lc 6,20).

Esse mesmo cuidado especial pelos pobres foi recomendado por S. Tiago Menor a S. Paulo, no fim do encontro de Jerusalém: "Conhecendo a graça em mim concedida, Tiago, Cefas e João, os notáveis tidos como colunas, estenderam-nos a mão, a mim e a Barnabé, em sinal de comunhão. [...] Nós só nos devíamos lembrar dos pobres, o que, aliás, tenho procurado fazer com solicitude" (Gal 2, 9-10). Sabemos também como na Carta de S. Tiago o pobre tem um lugar especial: "Não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu àqueles que o amam?" (Tg 2,5).

Não espanta, por isso que, já no ano 258, o diácono S. Lourenço se tenha apresentado com os pobres a que os cristãos davam assistência, junto do Prefeito de Roma que lhe pedia que entregasse os tesouros da Igreja. E o Papa Bento XVI recordava: "A Igreja nunca poderá ser dispensada da prática da caridade enquanto actividade organizada dos crentes" (DCE 29).

A acção social tem sido, desde há muito tempo, uma das realidades em que os cristãos madeirenses sempre se empenharam, também de um modo organizado, desde sempre, como o prova a existência das Santas Casas da Misericórdia.

Neste ano em que celebramos os 500 anos da escolha de S. Tiago Menor como nosso padroeiro diocesano, e como os presentes tempos de pandemia vieram agravar e dar origem a muitas situações de carência e mesmo de pobreza, mostra-se urgente reorganizar a coordenação da acção sócio-caritativa diocesana, de modo a poder incentivar e potenciar a acção social organizada da Igreja nas várias comunidades e no todo da diocese.

Assim, HEI POR BEM nomear uma nova Equipa para o Secretariado Diocesano da Pastoral Social, que passará a ter a seguinte constituição:

Engº João José Correia, Director

Pe. Óscar Heliodoro Xavier de Andrade, Assistente