Cursos de preparação para o Batismo (CPB)

30-11-2019

Enquadramento e Linhas Gerais

O Plano Pastoral da Diocese do Funchal de 2019/2020 prevê o desenvolvimento de Cursos de Preparação para o Batismo (CPB), que orientem as famílias que procuram este Sacramento na transmissão da Fé aos seus filhos.

Secretariado Diocesano da Família (SDF), propõe-se a colaborar com todas as Paróquias na formação inicial de casais/famílias cristãs que, através do seu testemunho de transmissão de Fé, possam enriquecer a preparação de pais e padrinhos, que se preparam para o Sacramento do Batismo.

A formação será, apoiada em testemunhos reais e específicos, dados por casais e famílias, a realizar nas Paróquias, em comunhão com os párocos.

A riqueza da partilha do testemunho de vida Cristã, ajuda-nos a compreender que podemos passar duma fé de "segunda mão", "termos ouvido dizer", para a fé pessoal, "em primeira mão".

A todas as Paróquias pedimos a colaboração/presença de um casal, que através do seu testemunho Cristão, enriquece a preparação dos pais e padrinhos para o Sacramento do Batismo.

Objetivos diocesanos 2019/20

a) Acolher melhor os pais que pedem o Batismo para os seus filhos. Graças a Deus, a grande maioria dos pais da nossa diocese procura transmitir a fé aos seus filhos logo que nascem. Por isso, pedem o Batismo para as suas crianças. E devem encontrar nas paróquias estruturas que os acolham: casais que dêem testemunho do que significa transmitir a fé, e que preparem, em comunhão com os Párocos, a celebração do Batismo.

b) Proporcionar (a nível de arciprestados) cursos de formação para os agentes pastorais sobre a pastoral do acolhimento para o Batismo, a educação e a transmissão da fé aos mais novos no seio da família.

Objetivos do projecto CpB

Formação de casal(is)/família(s), da paróquia, selecionados pelo pároco, que complementem a preparação de Batismos, através do seu testemunho cristão na transmissão da fé.

A preparação formativa destes casais/famílias, será devidamente articulada entre o Secretariado Diocesano da Família, o Arcipreste e os Párocos.

A preparação dos pais e padrinhos é um momento privilegiado do anúncio de Jesus Cristo e do seu Evangelho, como nos transmite Dom Nuno Brás no plano Diocesano deste ano, não nascemos cristãos, tornamo-nos Cristãos,neste sentido o desafio de apoiar as famílias através das seguintes ações:

Anunciar e testemunhar a alegria de seguir Jesus Cristo;

Transmitir o gosto de pertencer à Igreja Católica;

Dialogar sobre a missão da Igreja;

Despertar, acender, reanimar ou intensificar a fé;

Ajudar os que desconhecem a comunidade a conhecê-la;

Procurar integrar as famílias na vida da comunidade;

Acolher e motivar as pessoas para a importância da fé na vida da família;

Rezar com a família e padrinhos para agradecer o dom da vida da criança.