Perda do Estado Clerical do Sr. Frederico Cunha

29-02-2024

COMUNICADO DA DIOCESE DO FUNCHAL

Demissão do estado clerical do Sr. Frederico Cunha

1. Em Abril de 2023, a Diocese do Funchal pediu ao Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé instruções sobre o modo de proceder no caso do então Padre Frederico Cunha. Com efeito, apesar de há muitos anos o seu nome não constar do elenco dos sacerdotes da Diocese nem exercer nela qualquer ministério, de facto nunca tinha existido qualquer processo canónico a propósito dos actos de que era acusado.

2. A pedido daquele Dicastério romano, em Setembro de 2023 foram enviadas algumas aclarações sobre o referido caso.

3. No passado dia 16 de Fevereiro chegou à Diocese do Funchal a informação de que, levado o caso ao conhecimento do Santo Padre, o Papa Francisco tinha decretado a demissão do estado clerical do Senhor Frederico Marcos da Cunha, e o tinha dispensado das obrigações do celibato.

4. Uma vez que o paradeiro do Senhor Frederico Cunha é desconhecido, o Dicastério para a Doutrina da Fé mandou que se tornasse pública a decisão do Santo Padre no Site Oficial da Diocese, o que agora se realiza.

Funchal, 29 de Fevereiro de 2024