Paróquias do Arciprestado de Santa Cruz / Machico realizaram formação para os Leitores

22-11-2020

O Arciprestado de Santa Cruz e Machico iniciou o primeiro encontro formativo para Leitores em Santa Cruz dia 18 e nas Eiras dia 19 de novembro.

O Sr Cón Rui Pontes começou por enquadrar a importância da vivência da Eucaristia na vida do dia a dia Cristão, identificando o tema Diocesano para este ano Pastoral -A Eucaristia constrói-nos no caminho da fé: "Cristo salva -te". Mencionando três aspectos importantes a considerar - o fazer memória; a caminhada comum e a transmissão da fé . A relação do leitor com a Palavra, tal como na passagem bíblica dos atos dos Apóstolos, onde Filipe explica ao Etíope passagem de Isaías ( Act 8,30-39), permite que também nós "vamos cheios de alegria".

A importância da escuta da Palavra, primeiramente pelo leitor, e depois pela comunidade reunida, foi o ponto de partida da apresentação feita Sr Cónego Vítor Gomes. Para melhor compreensão da missão do leitor e o seu ministério como servo da Palavra de Deus, o Sr Cón. Vitor apresentou a "mensagem ao povo de Deus" do Sínodo dos Bispos de 2008, incidindo a ação formativa nas 4 etapas: I) A voz da Palavra: a Revelação; II) O rosto da Palavra: Jesus Cristo; III) A casa da Palavra a Igreja e IV) Os caminhos da Palavra: a missão. A Palavra é viva - vai trabalhando de geração em geração, por tal não somos transmissores - somos testemunhas e desta forma sentiu-se o desafio de intensificar a vivência em oração individual e comunitária da Palavra de Deus.

Com a participação de 90 formandos, nas duas ações, verificou-se a valorização da ação de formação proposta. Na próxima semana será o 2º encontro de carácter mais prático, dia 25/11 em Santa Cruz e 26 nas Eiras.