ORDENAÇÕES SACERDOTAIS - TESTEMUNHOS

24-07-2019

No próximo Sábado o Sr. Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, irá ordenar dois novos sacerdotes, o diácono André Pinheiro e o diácono Marco Augusto Abreu. A ordenação será celebrada na Sé d Funchal, às 10h. Estivemos com eles e colocamos aos futuros padres três questões:

Falar da Vocação Sacerdotal?

André Pinheiro - A minha vocação surgiu desde pequenino, por assim dizer. Foi através da família, das tias, das avós. Foi um pequeno passo. Depois foi também através da paróquia, estando do no coro, através da música e depois também com a mudança de pároco. E todo o caminho que eu fui fazendo, de discernimento e de formação no seminário, fui percebendo o que Jesus queria de mim e perguntando como é que eu posso chegar até ele e fazer a sua vontade. Foram assim vários momentos com que a minha vocação foi crescendo e se alimentando, chegando até este passo que é a ordenação sacerdotal.

Marco Augusto - A minha vocação surgiu a partir de 3 pilares fundamentais. O primeiro é a família, o segundo a paróquia e o terceiro o seminário. A família porque foi aí que comecei pela primeira vez a ouvir e a rezar a Deus. Foi o primeiro lugar onde ouvi que existia um Deus e que era o meu Deus. E portanto, como criança aprender a rezar. Depois a Paróquia onde conheci e aprendi que os cristãos têm uma grande família, que não somos só nós em casa, mas que são todos na paróquia e fora da paróquia. E no seminário onde pude realmente responder a este chamamento que Deus me fez e poder responder de forma livre e alegre

O que é ser padre?

André Pinheiro - Ser padre é ser Jesus no meio do Povo. É cuidar das suas ovelhas, saber escutá-las, saber cuidar delas e acompanhá-las, uns dias à frente, outros dias atrás e outros dias ao meio, estando com elas e partilhando o nosso testemunho, a nossa forma de viver com Jesus.

Marco Augusto - Ser padre é essencialmente ser Cristo no meio das pessoas, no meio do Povo de Deus e ser Cristo não é nada mais do que procurar ser uma pessoa simples, como Jesus o fez quando cá veio. E procurar ter os mesmos sentimentos, para que as pessoas possam ser acolhidas e possam realmente aproximar-se e cada vez mais procurar a pessoa de Jesus para as suas vidas.

Mensagem aos Jovens

André Pinheiro - Caros jovens, se sintais alguma inquietação, não tenhais medo de responder a Jesus. Faço o convite, a quem nunca foi a uma ordenação e também a quem já foi que venho todos à ordenação no próximo sábado, às 10 horas, na Sé do Funchal. Para esta grande preparação terá lugar amanhã, na Igreja do Colégio, uma Vigília de preparação às 20 horas. Depois, como momento de festa e como sinal de Jesus no meio do seu povo, vou celebrar a minha Missa Nova em Santo António, no Funchal, às 16 horas. Venham, não tenham medo!

Marco Augusto - Para todos os jovens, para aqueles que ainda não sabem, nem nunca viram uma ordenação sacerdotal, gostava de deixar o convite para irem à Sé, no dia 27, às 10 horas e aí poderem ver o que é realmente a ordenação sacerdotal, e perceber que isto é uma coisa não só para os velhos, mas sobretudo para os jovens, para que possam sempre responder àquilo que é o chamamento de Deus. Depois convidar também para a minha Missa Nova. A primeira Missa a que vou presidir que que será no Curral das Freiras, de onde sou natural. Convidava-os a estar presentes e a participar. Depois também estais convidados para o convívio, que será aberto a toda a gente.