Nomeações Pastorais - julho 2019

Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Bispo do Funchal

DECRETO

Tendo em conta as necessidades pastorais de toda a Igreja Diocesana HEI POR BEM proceder às seguintes nomeações:

Seminário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima

Padre Toni Vítor Sousa, Reitor do Seminário Diocesano do Funchal, Diretor da Pastoral Vocacional e Responsável do Pré-Seminário, mantendo os anteriores ofícios.

Padre Pedro Filipe de Góis Nóbrega, Prefeito do Seminário Diocesano do Funchal, colaborador do Pré-Seminário, Pároco do Curral das Freiras (Nossa Senhora do Livramento), e enviado a frequentar o Mestrado em Ciências Religiosas na Faculdade de Teologia (Lisboa).

Paróquias

Padre António Marcelino Pereira Ganança, por indicação do Superior Provincial da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, Pároco da Paróquia de Fátima (Nossa Senhora de Fátima - Funchal).

Padre Duarte Filipe Andrade Gomes, Pároco da Paróquia de Santa Cecília (Santa Cecília), e assistente diocesano do Apostolado de Oração.

Padre Fábio Rodrigues Ferreira, Pároco das Paróquias da Graça (Nossa Senhora da Graça) e Visitação (Nossa Senhora da Visitação - Funchal), e enviado a frequentar o Instituto Superior de Direito Canónico (Lisboa).

Padre Hugo Filipe Almada Gomes, Pároco das Paróquias da Piedade (Nossa Senhora da Piedade) e Espirito Santo (Espírito Santo - Porto Santo).

Padre José Alberto Gomes Vicente, Pároco das Paróquias do Santo da Serra (Santo António), Água de Pena (Santa Beatriz), Ribeira de Machico (Nossa Senhora do Bom Caminho) e João Ferino (Nossa Senhora da Saúde).

Padre Luís Miguel Delgado Pedreiro, Pároco das Paróquias do Rosário (Nossa Senhora do Rosário), Lameiros (Nossa Senhora da Saúde) e Feiteiras (Nossa Senhora da Paz).

Padre Luís Miguel Lira Batista, Pároco da Paróquia da Nazaré (Nossa Senhora da Nazaré - Funchal).

Padre Óscar Heliodoro Xavier de Andrade, Pároco das Paróquias da Camacha (São Lourenço) e Rochão (Nossa Senhora do Carmo).

Vigários paroquiais

Padre André João Freitas Pinheiro, Vigário paroquial das Paróquias da Graça (Nossa Senhora da Graça) e da Visitação (Nossa Senhora da Visitação), e capelão do Hospital dos Marmeleiros.

Padre Marco Augusto Barros de Abreu, Vigário paroquial das Paróquias da Boa Nova (Sagrado Coração de Jesus) e Bom Sucesso (Nossa Senhora do Bom Sucesso), e indicado ao Ordinário Castrense a fim de ser nomeado capelão das Forças Armadas e de Segurança.

Secretariados

Frei Alexandre Henrique Jorge, Assistente diocesano do Renovamento Carismático.

Padre Carlos Ismael Faria Almada, Assistente do departamento do Ensino Superior e da da Pastoral Universitária, mantendo os ofícios anteriores. Delegado Diocesano junto do Comité Organizador Local das Jornadas Mundiais da Juventude de Lisboa 2022.

Dispensas

Cónego Carlos Duarte Lino Nunes, dispensado das funções de Reitor do Seminário Diocesano do Funchal, mantendo os ofícios anteriores.

Padre Francisco da Conceição Caldeira, dispensado das funções de Pároco da Paróquia de Santa Cecília para, a seu pedido, gozar de um Ano Sabático.

Padre Victor Manuel Baeta de Sousa, dispensado da funções de Prefeito do Seminário Diocesano do Funchal, mantendo os ofícios anteriores.

Estes sacerdotes conservam as faculdades canónicas próprias dos ofícios que desempenham até à tomada de posse dos seus sucessores. E, se expressamente nada for dito em contrário, mantêm também os ofícios que lhes foram confiados por anteriores nomeações.

Agradeço a disponibilidade e o espírito de serviço eclesial dos sacerdotes agora nomeados e a atitude de fé, confiança e cooperação das comunidades a que se encontram ligados.

† Nuno, Bispo do Funchal

Funchal, 27 de julho de 2019