Nomeações 2020

D. NUNO BRÁS DA SILVA MARTINS

Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica Bispo do Funchal

DECRETO

Como realidade viva, a Igreja Diocesana tem necessidade de periodicamente reorganizar as tarefas dos agentes pastorais que se encontram ao seu serviço. De entre estes, sobressai o ministério dos párocos, colocados à frente de uma certa comunidade de fiéis constituída estavelmente no seio da Igreja Diocesana (cf. can. 515).

Apesar das dificuldades causadas pela falta de novos sacerdotes, a generosidade do clero da nossa Diocese permitiu a realização das nomeações que a seguir se indicam.

A Igreja Diocesana não pode deixar de agradecer o serviço prestado pelos sacerdotes que, por motivo de idade, abandonam o serviço paroquial, mantendo, no entanto, a sua disponibilidade para colaborar na acção pastoral.

Assim, tendo em conta as necessidades da nossa Diocese, HEI POR BEM proceder às seguintes nomeações:

Párocos:

Cónego Vítor dos Reis Franco Gomes, nomeado pároco de Santa Cruz, sendo dispensado do ofício de pároco da Sé.

Cónego Marcos Fernandes Gonçalves, nomeado pároco da Sé, sendo dispensado do ofício de pároco de São Martinho.

Cónego Manuel Martins, nomeado pároco de São Martinho, sendo dispensado do ofício de pároco de Machico.

Cónego Manuel Gonçalves dos Ramos, nomeado pároco de Machico, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

Padre Ignácio Victor Figueira Rodrigues, nomeado pároco de Santo Amaro, sendo dispensado de Vigário Paroquial da Sé, mantendo o ofício Mestre Capela da Catedral, com a responsabilidade da Música Sacra em toda a Diocese.

Padre Marco Augusto Barros de Abreu, nomeado pároco da Vitória (Santa Rita), sendo dispensado do oficio de Vigário Paroquial da Boa-Nova e Bom Sucesso, mantendo o Oficio de capelão das Forças Armadas e de Segurança.

Padre António Paulo de Ponte Sousa, nomeado pároco da Assomada e Achada de Gaula, sendo dispensado do anterior oficio.

Padre João Humberto de Vasconcelos Mendonça, nomeado pároco dos Canhas e Carvalhal, sendo dispensado do anterior oficio.

Padre Rui Daniel Fernandes da Silva, nomeado pároco do Garachico, acumulando com os anteriores ofícios.

Padre Marcos Paulo de Abreu Pinto, nomeado pároco de Câmara de Lobos, acumulando com o anterior ofício.

Padre Duarte Filipe Andrade Gomes, nomeado pároco das paróquias de Ponta Delgada, Boaventura e Fajã do Penedo, sendo dispensado do anterior ofício.

Padre Élio Freitas Gomes, nomeado pároco do Caniçal, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

Padre Paulo Sérgio Cunha Silva, nomeado pároco de Santa Cecília, sendo dispensado do anterior ofício.

Administrador paroquial:

Padre Fernando Rodrigues Alves Gonçalves, scj, de acordo com o Superior Provincial da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, é nomeado Administrador Paroquial da Paróquia dos Romeiros, no Arciprestado do Funchal.

Vigário paroquial:

Padre Emanuel Eleutério Figueira de Ornelas, Vigário paroquial do Carmo e Câmara de Lobos.

Capelão Padre Manuel Jorge Fernandes Neves, nomeado Capelão das Irmãs clarissas do Mosteiro de Nossa Senhora da Piedade e da Comunidade das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias do Lar Vila de Nossa Senhora da Assunção (Palacete), sendo dispensado do anterior ofício.

Dispensas:

Cónego Agostinho Rafael Carvalho, dispensado do ofício de pároco de Santa Cruz.

Padre José Vieira Pereira, dispensado do ofício de pároco do Caniçal.

Estes sacerdotes conservam as faculdades canónicas próprias dos ofícios que desempenham até à tomada de posse dos seus sucessores.

Funchal, 25 de julho de 2020 Festa de São Tiago Maior, Apóstolo

† Nuno, Bispo do Funchal