Nomeações 2014
Nomeações Pastorais para a Diocese do Funchal - 2014
Constituindo missão própria do Bispo a importante e difícil tarefa de assegurar a assistência espiritual e religiosa das comunidades cristãs e o seu dinamismo evangelizador;
Tendo em atenção algumas necessidades pastorais, os recursos pessoais disponíveis e o bem de toda a Igreja Diocesana;
Por Decreto de hoje, dia 27 de Setembro, Memória de São Vicente de Paulo, Sua Ex.cia Rev.ma D. António Carrilho, Bispo do Funchal, procedeu às seguintes dispensas e nomeações pastorais:
Cónego Francisco Xavier Gomes Ribeiro - dispensado, a seu pedido, por razões de idade, de Chanceler da Cúria Diocesana do Funchal.
Cónego João Duarte Rodrigues Pita de Andrade - Chanceler da Cúria Diocesana do Funchal, mantendo-se pároco de Santa Luzia, no Arciprestado do Funchal.
Padre Orlando Moisés de Freitas Morna - dispensado, a seu pedido, por razões de idade, das funções de Arquivista Diocesano e de colaborador da Cúria Diocesana do Funchal.
Padre Marcos Fernandes Gonçalves - dispensado de Pároco da Nazaré, mantendo-se pároco de São Martinho, no Arciprestado do Funchal.
Padre Pedro Filipe de Góis Nóbrega - Pároco da Nazaré, sendo dispensado das funções de Vigário Paroquial de São Martinho, no Arciprestado do Funchal.
Padre Rui Daniel Fernandes da Silva - Administrador Paroquial de São Tiago(Jardim da Serra),no Arciprestado de Câmara de Lobos, sendo, dispensado das funções de Vigário Paroquial de Santo Amaro e Santa Rita, no Arciprestado do Funchal.
Padre Avelino Fernandes Lopes (ocd) - proposto para Capelão do Hospital Dr. Nélio Mendonça.
Os sacerdotes, cujas nomeações se publicam, conservam as faculdades canónicas dos respectivos ministérios, até à tomada de posse dos seus sucessores. E, se nada for dito expressamente em contrário, mantêm também os outros ofícios que lhes estão confiados por anteriores nomeações.
A Diocese agradece a disponibilidade e o espírito de serviço eclesial dos sacerdotes agora nomeados. Agradece, igualmente, aos sacerdotes que cessam funções paroquiais e diocesanas, os serviços prestados à Igreja, no exercício do seu ministério, e a disponibilidade manifestada para continuarem a colaborar em serviços pastorais que lhes sejam solicitados.
Secretaria Episcopal do Funchal, 27 Setembro 2014