Nomeações 2009

COMISSÃO DIOCESANA COORDENADORA DA VISITA
DA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NOMEAÇÃO

Realizando-se, de 12 de Outubro deste ano de 2009 a 13 de Maio de 2010, a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal, conforme foi oportunamente anunciado;

E considerando ser necessário nomear uma Comissão Diocesana Coordenadora da Visita, que proceda, desde já, à preparação de propostas de programas e subsídios de apoio para encontros de reflexão, tempos de oração e principais celebrações;
Hei por bem instituir essa Comissão, que ficará assim constituída:
Pe. José Afonso Nóbrega Rodrigues (Presidente)
Pe. João Carlos da Costa Gomes
João Fernando Faria Rodrigues e esposa,
Maria Odília Nascimento G. Rodrigues
Patrícia de Sousa Camacho
Andreia Patrícia Mendes Fernandes
Ir. Sandra Deolinda F. da Silva Dantas
Nélio Freitas Caldeira
Fernando Manuel Alves M. de Figueiredo
Gerardo Patrício Teixeira Freitas
A esta Comissão compete, além dos trabalhos de preparação acima indicados, acompanhar todo o processo de realização da Visita, para que através dela se alcancem os frutos espirituais e de renovação pastoral desejados.

Funchal, 7 de Junho de 2009
Solenidade da Santíssima Trindade

D. ANTÓNIO JOSÉ CAVACO CARRILHO

Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Bispo do Funchal

DECRETO

Nomeações Pastorais para a Diocese do Funchal
No seguimento das nomeações publicadas no passado dia 5 do corrente mês de Setembro, atendendo a outras necessidades da Diocese e em vista de uma resposta mais adequada às exigências da missão evangelizadora da Igreja na sociedade actual,
HAVEMOS POR BEM proceder às seguintes dispensas e nomeações pastorais:
1. Cónego João Gouveia da Conceição é dispensado, a seu pedido, por razões de idade, das funções de Pároco do Imaculado Coração de Maria, no Arciprestado do Funchal.
2. Padre João Carlos da Costa Gomes é nomeado Pároco do Imaculado Coração de Maria, no Arciprestado do Funchal, em acumulação com a paróquia do Livramento, no mesmo Arciprestado.
3. Padre Gabriel Arcanjo de Sá é dispensado, a seu pedido, por razões de idade e de saúde, das funções de Pároco do Coração de Jesus (Boa Nova) e Bom Sucesso, no Arciprestado do Funchal.
4. Padre Toni Vitor de Sousa é dispensado das funções de membro da Equipa Educadora do Seminário Diocesano e nomeado Pároco do Coração de Jesus (Boa Nova) e Bom Sucesso, no Arciprestado do Funchal.
5. Padre João Rodrigues Macedo é dispensado, a seu pedido, por razões de idade, das funções de Pároco de Cristo Rei, no Arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol.
6. Padre António Paulo de Ponte Sousa é nomeado Pároco de Cristo Rei, no Arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol, em acumulação com as paróquias dos Canhas e Carvalhal, no mesmo Arciprestado.
7. Padre Isidro Rodrigues é dispensado, a seu pedido, por razões de idade e de saúde, das funções de Pároco da Madalena do Mar, no Arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol.
8. Padre João Carlos Nunes Homem de Gouveia é nomeado Pároco da Madalena do Mar, no Arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol, em acumulação com as paróquias do Arco da Calheta e Loreto, no mesmo Arciprestado.
9. Padre Paulo Jorge Catanho Silva é dispensado das funções de Pároco da Raposeira, Arciprestado da Calheta, mantendo-se como pároco das paróquias de Amparo, Fajã da Ovelha, Paul do Mar e Ponta do Pargo, no mesmo Arciprestado.
10. Padre Rui Fernando Nunes de Sousa é nomeado Pároco da Raposeira, Arciprestado da Calheta, em acumulação com as paróquias do Estreito da Calheta, Jardim do Mar e Prazeres, no mesmo Arciprestado.
11. Diácono Hugo Filipe Almada Gomes é nomeado membro da Equipa Educadora do Seminário Diocesano, trabalhando também no Pré-Seminário.
12. Diácono Luís Miguel Delgado Pedreiro é nomeado colaborador dos Rev.dos Párocos de Santa Cruz e Camacha, nos termos com eles estabelecidos.
13. Diácono Fernando Ricardo Gouveia Freitas é nomeado colaborador do Rev.do Pároco da Nazaré, nos termos com ele estabelecidos.

Os sacerdotes, cujas nomeações se publicam, conservam as faculdades canónicas dos respectivos ministérios, até à tomada de posse dos seus sucessores. E, se nada for dito expressamente em contrário, mantêm também os outros ofícios que lhes estão confiados por anteriores nomeações.

A tomada de posse dos novos párocos far-se-á, sob a presidência do Bispo Diocesano ou seu Delegado, nas seguintes datas: 27 de Setembro, Madalena do Mar (11H); 11 de Outubro, Raposeira (11H30); 18 de Outubro, Cristo Rei (10H30); 24 de Outubro, Imaculado Coração de Maria (18H); 31 de Outubro, Coração de Jesus (18H).

A Diocese agradece a disponibilidade e o espírito de serviço eclesial de todos os sacerdotes agora nomeados, e a atitude de fé, confiança e cooperação das paróquias que deles se despedem ou os acolhem. Agradece, igualmente, aos sacerdotes que cessam funções paroquiais, os serviços prestados à Igreja, durante os longos anos do seu ministério sacerdotal, e a disponibilidade manifestada para continuarem a colaborar, dentro das suas possibilidades, em serviços pastorais que lhes sejam solicitados.

Funchal, 26 de Setembro de 2009