Nomeações 2008 - II

28-09-2008

Nomeações para os Serviços Pastorais

Com data de 28 de Setembro de 2008, D. António Carrilho, Bispo do Funchal, fez as seguintes nomeações para o Serviço Pastoral da Diocese:
· Cónego Manuel de Freitas Luís é dispensado das funções de Pároco dos Álamos, Santo Amaro e Visitação, Arciprestado do Funchal, e confirmado Pároco da Graça, no mesmo Arciprestado.
· Padre Manuel Gonçalves dos Ramos é dispensado das funções de Pároco da Calheta, São Francisco e Atouguia, no Arciprestado da Calheta, e nomeado Pároco da Vitória e Santo Amaro, no Arciprestado do Funchal.
· Padre Silvano Vieira Gonçalves é dispensado das funções de Vigário Paroquial dos Álamos, Visitação, Graça e Santo Amaro, no Arciprestado do Funchal, e nomeado Pároco da Calheta, São Francisco e Atouguia, no Arciprestado da Calheta.
· Padre António Héctor de Araújo Figueira é dispensado das funções de Administrador Paroquial de Água de Pena, no Arciprestado de Machico e Santa Cruz, e nomeado Pároco dos Álamos, no Arciprestado do Funchal. É também nomeado Director da Escola Teológica da Diocese do Funchal.
· Padre António Estêvão Fernandes é nomeado Administrador Paroquial da Visitação, no Arciprestado do Funchal, e colaborador da Secretaria Episcopal e Cúria Diocesana. Será ainda membro da Equipa do Pré-Seminário.
· Padre Johnny Sé Aguiar é dispensado das funções de Administrador Paroquial da Vitória, no Arciprestado do Funchal, e nomeado Pároco da Ponta do Sol, Conceição e Tabua, no Arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol. É ainda dispensado das funções que, nesta data, exercia na Cúria Diocesana.
· Padre José Pascoal de Freitas Gouveia é dispensado das funções de Pároco da Ponta do Sol e Conceição, no Arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol, e nomeado Pároco de São Gonçalo, no Arciprestado do Funchal.
· Padre João Carlos Nunes Homem de Gouveia é dispensado das funções de Pároco de São Gonçalo, no Arciprestado do Funchal, e nomeado Pároco do Arco da Calheta e Loreto, no Arciprestado da Calheta.
· Cónego Agostinho Rafael Carvalho é nomeado Administrador Paroquial de Água de Pena, no Arciprestado de Machico e Santa Cruz, em acumulação com as suas funções de Pároco de Santa Cruz e Lombada.
· Padre José Anastácio Gouveia Alves irá, a seu pedido, trabalhar com os emigrantes, na Missão Católica Portuguesa, em Lausana (Suiça), e frequentar a Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Friburgo, para actualização e aprofundamento dos estudos. É, por isso, dispensado de todos os cargos que, nesta data, lhe incumbiam na Diocese.
· Padre Eduardo de Freitas Nascimento é dispensado, por razões de idade e de saúde, das funções de Pároco do Arco da Calheta e Loreto, no Arciprestado da Calheta.
· Padre Bernardino Correia Andrade é dispensado, a seu pedido, das funções de Pároco da Tabua, no Arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol.
· Padre Tomé Célio Sumares é formalmente dispensado das funções de Pároco da Vitória, no Arciprestado do Funchal, funções que, de facto, já não exercia, por razões de saúde, desde Outubro de 2006.
Os sacerdotes, cujas nomeações se publicam, conservam as faculdades canónicas dos respectivos ministérios, até à tomada de posse dos seus sucessores. E, se nada for dito expressamente em contrário, mantêm também os outros ofícios que lhes estão confiados por anteriores nomeações.

A tomada de posse dos novos párocos e administradores paroquiais far-se-á até ao fim do mês de Outubro, sob a presidência do Bispo Diocesano ou seu Delegado.
A Diocese agradece a disponibilidade e o espírito de serviço eclesial de todos os sacerdotes agora nomeados, e a atitude de fé, confiança e cooperação das paróquias que deles se despedem ou os acolhem. Agradece, igualmente, aos sacerdotes que cessam funções paroquiais, os serviços prestados à Igreja, durante os longos anos do seu ministério sacerdotal, e a disponibilidade manifestada para continuarem a colaborar, dentro das suas possibilidades, em serviços pastorais que lhes sejam solicitados.