Nomeação Equipa Secretariado Pastoral Juvenil

29-10-2026

D. NUNO BRÁS DA SILVA MARTINS

Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica

Bispo do Funchal

Aos que esta nossa Carta virem, saúde, paz e bênção.

As celebrações dos sacramentos da Eucaristia e Crisma (Confirmação) que marcam de um modo particular o tempo da Catequese da Infância e Adolescência não podem ser consideradas como o final do crescimento na vida cristã. Pelo contrário, torna-se necessário que os jovens continuem a ser acompanhados ainda que com um ritmo e métodos diferentes.

Para além de permitir aos jovens cristãos que ofereçam o seu contributo específico à vida comunitária e diocesana, há que os ajudar a crescer no conhecimento de Cristo e da Igreja, permitindo também o seu contributo ativo nas diferentes comunidades, sobretudo no campo da caridade. Para isso, mostra-se importante a seriedade de um acompanhamento espiritual e a oferta de um autêntico discernimento vocacional, acompanhando o seu progresso durante todo o tempo considerado da juventude.

Cabe ao Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil coordenar as diferentes realidades de pastoral juvenil que existem no âmbito da nossa diocese e, entre outras ações, promover a celebração da Jornada Diocesana da Pastoral Juvenil.

Sendo necessária a constituição de uma nova Equipa para este Secretariado Diocesano, hei por bem nomear, por um período de três anos:

Alexandre Gonçalo Gomes Santos - Diretor do Secretariado Diocesano

Sara Mota Sousa

Jacinta Fernandes Melim

Antónia Maria Fernandes Nóbrega

Durante este período, o Secretariado será acompanhado pelo Reverendo Padre Diogo Emanuel Alves de Sousa.

Ao mesmo tempo, a Diocese do Funchal não pode deixar de expressar a sua gratidão à anterior Equipa diocesana, em particular ao seu coordenador, João Francisco Gonçalves Dionísio.

Cúria Diocesana do Funchal, 28 de outubro de 2026

+ Nuno, Bispo do Funchal