Mensagem da Quaresma do Bispo do Funchal 2023

27-02-2023

MENSAGEM DA QUARESMA DO BISPO DO FUNCHAL

Escolhe a Vida!

Quando a morte nos parece cercar por vários lados (guerra na Ucrânia, terramoto na Turquia e Síria, Lei da Eutanásia que querem aprovar, e tantas outras situações), é mais importante que nunca corresponder ao apelo de Deus: "Escolhe a Vida".

Este apelo é dirigido a cada um de nós. Ele quer dizer: acolhe o Espírito Santo que é vida; escuta a Palavra e converte-te; procura obedecer aos mandamentos; sê compassivo, cuida do teu próximo.

Mas o apelo de Deus é também dirigido a toda a Igreja e a toda a sociedade. Pede que nos disponhamos a construir um mundo cada vez mais humano, onde a vida humana seja respeitada desde o seu início até ao seu fim natural; onde as estruturas permitam a todos viver com a dignidade correspondente à sua condição de seres humanos.

Escolher a vida é, também, escolher a vida da fé. Sem ela, ninguém é capaz de corresponder plenamente aos apelos de Deus.

Na Quaresma que agora iniciamos, quero convidar-vos a acolher e a escolher a vida. Que estes 40 dias sejam uma verdadeira peregrinação interior, um caminho que nos leva a viver mais próximos de Deus e a cuidar dos nossos irmãos.

Como sempre, iremos fazer um gesto de renúncia, desta vez para ajudar os nossos irmãos na Síria, afectados pelo recente terramoto. No Mosteiro de S. Tiago, em Qara, na Síria, está uma religiosa portuguesa que nos pediu ajuda. Já enviámos alguns donativos, mas a situação necessita de mais apoio. Também aqui podemos e devemos escolher a vida.

A renúncia da Quaresma passada já foi totalmente entregue à Diocese de Mananjary, de que é Bispo o Senhor D. Alfredo Caires, natural do Caniço.

Santa Quaresma, a caminho da Páscoa!