18 out - Exposição no Museu de Arte Sacra

18-10-2018

O Museu de Arte Sacra do Funchal assinala o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, celebrado a 18 de outubro, com uma exposição que dá a conhecer um conjunto de ícones, existente no Funchal para devoção particular, reunido na Europa ao longo de vários anos.

ÍCONE: DA BELEZA AO MISTÉRIO

18 outubro a 18 de Dezembro de 2018

Museu de Arte Sacra do Funchal.

A exposição constitui, desde logo, dada a natureza do museu que a acolhe, um exercício de diálogo entre o catolicismo e a arte sacra de tradição oriental.

Os ícones em exposição, datados de entre os séculos XVIII e XX, são, na sua maioria, de produção russa, sendo possível observar e comparar diversas representações temáticas ligadas ao antigo e novo testamento, bem como à vida de alguns santos, comuns entre as Igrejas Católica e Ortodoxa, ou exclusivos desta última.

Organizada, sobretudo, no sentido de dar a conhecer alguns aspetos históricos e a profunda espiritualidade e função sacramental de um ícone, enquanto revelação do invisível, esta exposição insere-se, ainda, no espírito da (re)descoberta ocidental pela arte ortodoxa existente em coleções particulares, em museus ou igrejas em Portugal.