Homilia na Vigília Pascal

12-04-2020

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

Vigília Pascal

12 de Abril 2020


A tranquilidade desta noite santa - sobretudo desta noite de Páscoa de 2020, que ficará para a história da Igreja como a "Páscoa da grande fome da Eucaristia", com os sacerdotes a celebrarem quase toda a Quaresma e, agora, esta solene Vigília com as igrejas vazias e os fiéis a acompanhá-los à distância, em suas casas - a tranquilidade e o silêncio desta noite, dizia, contrasta claramente com a urgência e a correria presentes na narração evangélica do encontro do túmulo vazio, que acabámos de escutar.

O anúncio da ressurreição de Jesus com que o Anjo surpreendeu aquelas mulheres temerosas; a quantidade de sinais na natureza que acompanharam esse anúncio; a certeza da vitória sobre a morte - e da vitória sobre o pecado que a causa -, longe de serem paralizadoras daquelas duas mulheres, fizeram antes surgir uma urgência (quase diríamos: uma emergência) que nada nem ninguém poderá deter. É uma urgência que teve início naquele momento, mas que atravessou estes dois mil anos, e chegou aos nossos dias.

Aliás, esta urgência estava já contida na própria missão: "Ide depressa dizer aos discípulos: Ele ressuscitou dos mortos", diz o Anjo às mulheres. E o evangelista continua, referindo como estas corresponderam à missão: "afastaram-se rapidamente [...] e correram a levar a notícia aos discípulos".

A urgência marca pois, desde o início, a missão cristã. É fruto da vontade de Deus. É a urgente necessidade de anunciar e viver a ressurreição! A vitória de Jesus sobre a morte (que é também a nossa vitória, a vitória da humanidade) é uma novidade que urge comunicar a todos. A morte foi derrotada no seu terreno. Um homem que é Deus abriu uma brecha no seu domínio e derrotou-a, dando-nos a todos a esperança de passar com Ele do tempo para a eternidade!

Em primeiro lugar era, naquele momento, urgente comunicar a Boa Nova aos discípulos porque eles, que partilharam a vida de Jesus, que presenciaram os milagres, e que escutaram a sua palavra, haviam também de ser as primeiras testemunhas do mundo novo que naquele momento surgiu. Haviam de ser eles a garantir que este Jesus ressuscitado era o mesmo que com eles caminhou pelas estradas da Galileia. Que não era um fantasma, uma ideia, uma projecção, mas o mesmo que todos viram morto no madeiro da cruz e que agora se apresentava, cheio da vida divina, a comer e a beber com os seus.

Mas a ressurreição é também um acontecimento cuja notícia urge comunicar ao mundo inteiro. "Ide por todo o mundo", mandará o Senhor ressuscitado aos Apóstolos. E eles foram. Tomé chegou à Índia; Tiago à Península Ibérica. Chegaram a África e ao Leste europeu. E os seus sucessores peregrinaram por todo o mundo conhecido. E quando novas terras foram descobertas (como aconteceu com a nossa Madeira e com tantas outras paragens que os portugueses deram a conhecer ao mundo), sempre os navios levavam consigo a Cruz de Cristo, o Evangelho da ressurreição, a vida da fé. É que o Evangelho não pode esperar seguranças, não pode aguardar certezas humanas. Requer ousadia, coragem, comunicação alegre e simples da certeza da ressurreição.

A nós, aos nossos corações, é também urgente que o Evangelho continue a ressoar. Também nós, crentes, baptizados destas Ilhas do Santíssimo Sacramento e da Imaculada Conceição, como está gravado em pedra na porta desta nossa Catedral, necessitamos de voltar a escutar aquele primeiro anúncio, sempre cheio de frescura e alegria: "O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão!". Porque necessitamos constantemente de tomar consciência da nossa raiz, da realidade primeira onde assenta e da pedra segura que sustenta a nossa existência de homens e de cristãos.

Mas a mensagem da ressurreição do Senhor é sobretudo urgente comunicá-la a quem ainda não O conhece, a quem ainda não é capaz de viver a alegria da vida nova. Tantos ainda não O conhecem. Claro que já ouviram falar de Jesus, mas não escutaram a Sua palavra. Porventura presos no seu racionalismo, não foram capazes de abrir o coração; porventura presos no seu egoísmo, não foram capazes de entender a sua vida a partir de Deus; porventura presos nos preconceitos causados tantas vezes pelos pecados dos cristãos, não se deixaram alimentar pela Verdade do Ressuscitado. Necessitam que alguém os ajude a romper os muros de uma humanidade fechada e sem horizontes, e lhes anuncie a Boa Nova da ressurreição, o caminho da vida com Deus.

Como podemos comunicar a vida nova? Parece contraditório a afirmação desta urgência evangelizadora com a situação em que nos encontramos, confinados às nossas casas, famintos do encontro com os irmãos.

Mas esta Páscoa feita de jejum e de confinamento continua a ser feita também de ressurreição e de esperança. A todos quero dizer: "O Senhor ressuscitou verdadeiramente". Não é um vírus que o poderá derrotar. E Ele espera de nós, já agora, e mesmo na situação em que nos encontramos, esta disponibilidade apostólica para O testemunhar.

Paulo, o Apóstolo que o Senhor ressuscitado encontrou no caminho de Damasco, viveu também ele - talvez mais que nenhum outro - esta urgência de que a notícia da ressurreição chegasse a todos. Paulo, o Apóstolo dos Gentios, caminhante incansável pelo mundo romano de então; Paulo que a propósito e fora de propósito anunciou o Evangelho, sofreu também ele a prisão. Ficou, também ele, confinado tantas vezes a quatro paredes. Mas nem por isso impedido de proclamar a Boa Nova. Prova dessa realidade são as chamadas "cartas do cativeiro", escritas da prisão, onde o Apóstolo continuou o seu trabalho evangelizador, cuidando das comunidades que tinha fundado, acompanhando a sua vida e os seus problemas.

E poderíamos continuar com tantos outros exemplos.

Deixemos, irmãos, que neste tempo de quarentena, a urgência do anúncio do Evangelho fermente no nosso coração. Que ela se faça vida, disponibilidade e ousadia em toda a nossa existência. E alegremo-nos com esta certeza serena mas entusiasmante, única capaz de romper verdadeiramente a escuridão: Cristo venceu a morte. Aleluia!

+ Nuno, Bispo do Funchal