2011

14 JULHO 2011

O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve, ontem, dia 13 de Julho, reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho.
Tendo sido feita a leitura e aprovação da acta da reunião anterior, iniciou-se o diálogo sobre questões relacionadas com as comemorações dos 500 anos da criação da Diocese. Da reflexão e diálogo surgiram ideias e propostas para a concretização das linhas gerais do plano pastoral para o próximo ano, nomeadadamente no que diz respeito ao Acolhimento, à valorização da Palavra de Deus, à Familia e à renovação e implementação dos Conselhos Pastorais Paroquiais e Conselhos Económicos Paroquiais, como estruturas de participação e co-responsabilidade.
Num segundo ponto, foram recolhidas algumas sugestões para as actividades de âmbito cultural, que possam assinalar o primeiro ano das comemorações, quer a nivel arciprestal, quer a nível diocesano. Procedeu-se, também, ao debate acerca da Festa Diocesana das Familias, no intuito de delinear os seus objectivos e as acções de mobilização para esta grande Assembleia Diocesana, que marcará o culminar do ano pastoral dedicado ao Pai, sob o tema: " O Pai acolhe e congrega os Seus filhos".
Na segunda parte da reunião procedeu-se à apresentação dos estatutos dos Conselhos Pastoral e Económico Paroquiais, salientando-se alguns aspectos a rever e introduzir, em vista à sua próxima homologação e implementação.
Por fim, foram dadas informações de caracter pastoral, nomeadamente no que diz respeito à Ordenação de dois novos presbíteros, na Sé, na manhã do próximo dia 30 de Julho. No seguimento da reunião anterior do Conselho, o Senhor Bispo anunciou a realização de encontros com os padres novos, ordenados nos últimos anos. O Reitor do Seminário Diocesano do Funchal informou o Conselho das perspectivas para o próximo ano, anunciando que a nossa Diocese contará com cerca de 25 seminaristas, entre o 9ºano de escolaridade e o 6ºano de Teologia. A sessão foi encerrada, marcando-se as reuniões do próximo ano pastoral para os dias 26 de Outubro de 2011, 21 de Março e 11 de Julho de 2012.

Funchal, 14 de Julho de 2011.
Secretariado Permanente.

26 OUTUBRO 2011

O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve, hoje, reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho.
Tendo sido feita a leitura e aprovação da acta da reunião anterior, e atendendo ao programa pastoral do próximo ano, que tem, entre os seus objectivos «a renovação das festas e tradições» na Diocese do Funchal, o Conselho ouviu a partilha dos vários arciprestados acerca das suas festas. Constatou-se que são grandes momentos de vivencia comunitária, eclesial e social, profundamente arreigada na identidade das nossas paróquias. Sendo ocasiões de grande dinamismo pastoral, identificaram-se, também, alguns aspectos que carecem de clarificação, valorização e correcção. Assim, foi constituída uma comissão para preparar um documento de trabalho, que contemple um estudo antropológico e histórico, teológico e pastoral das nossas festas e tradições, que atenda, também, às suas implicações jurídicas actuais, para ser apresentado na próxima sessão do Conselho Presbiteral.
Num segundo ponto, abordou-se alguns aspectos da pastoral social, no contexto actual, a partir do documento da respectiva Comissão Episcopal, intitulado "Serviços paroquiais de acção social para uma cultura da dádiva." Neste sentido, apontou-se a exigência de um trabalho de proximidade, que já é realizado por várias instituições diocesanas, e que é importante estender a todas as paróquias. Foi referida a necessidade de vários projectos criativos que desenvolvam uma mentalidade geradora de uma «consciência do outro» e de dinamismos de inclusão social.
Na segunda parte da reunião, o Conselho abordou o destino a dar à "Renúncia do Advento" deste ano, e tendo em atenção as múltiplas necessidades sentidas actualmente, decidiu-se orientá-la para o Fundo Social Diocesano potenciando-o de modo a que continue a dispor de possibilidades para atender a um maior número de situações. Neste seguimento foi apresentado ao Conselho o relatório dos donativos recebidos das últimas «renúncias do Advento e Quaresma» e as aplicações que têm sido feitas desse Fundo Social.
No último ponto desta sessão abordou-se questão da "Casa Sacerdotal". A reflexão trazida dos arciprestados apontou a necessidade da existência desta estrutura pastoral, ficando ainda por elaborar-se um documento indicativo para um estudo prévio. Assim, achou-se por bem constituir uma comissão que prepare o respectivo documento, a apresentar na próxima sessão do Conselho.
O Conselho encerrou a sessão, com um voto de pesar pelo falecimento dos Rev.dos Padres José Diomário Gonçalves, scj e João Baptista da Mata, no Brasil, e marcando a próxima reunião para o dia 21 de Março de 2012.

Funchal, 26 de Outubro de 2011.
Secretariado Permanente.