Dia de Natal 2021

25-12-2021

SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR

Missa do Dia

Catedral do Funchal, 25 dezembro 2021


1. "O Verbo fez-se carne": a Palavra pronunciada pelo Pai desde toda a eternidade; o dizer-Se de Deus; a manifestação que Deus faz de Si para que O encontremos; o mostrar-Se em todo o Seu ser - Palavra presente na criação do universo; Palavra presente de um modo especial em todo o ser humano; Palavra presente na história, nos seus acontecimentos e no sentido que eles revelam; a chave e a lógica de tudo quanto existe - a Palavra, o Verbo de Deus, fez-Se carne e habitou no meio de nós. "Semelhante aos homens e reconhecido no seu aspecto como um homem", diz o hino da Carta aos Filipenses (2,7b). Um Homem entre os homens. Frágil e mortal como todos os seres humanos.

Essa manifestação do Verbo em carne humana foi, portanto, um acontecimento histórico. S. Lucas afirma-o de um modo claro: tudo sucedeu quando "saiu um decreto de César Augusto para ser recenseado todo o mundo habitado. Este primeiro recenseamento realizou-se quando Quirino era governador da Síria" (Lc 2,1-2). O nascimento de Jesus, o Natal, não é um acontecimento mítico ou mágico, fora do tempo, acima do suceder dos dias e dos anos. Bem pelo contrário: tem coordenadas históricas bem precisas. É um acontecimento em tudo semelhante aos nossos acontecimentos humanos. Nessa sua dimensão, é um acontecimento do passado.

2. Contudo, mesmo que fosse apenas um acontecimento do passado, devemos reconhecer que ele mudou e continua a mudar radicalmente a história do mundo, o nosso presente. Basta pensar em todos os acontecimentos históricos que ele desencadeou ao longo destes dois mil anos.

Contudo, porque é acontecimento de Deus na história, o Natal torna-se presente a cada tempo e a cada homem. Sendo o acontecimento de Deus que se faz homem, que se limita a si mesmo para que O possamos contemplar, ver, escutar, sentir, tocar (cf. 1Jo 1,1) e desse modo possamos definitivamente retomar o caminho para o Pai - sendo Deus que se faz homem, Deus que se faz nosso companheiro de jornada, "caminho, verdade e vida", meta do nosso caminhar, aquele acontecimento ultrapassa todos os limites do espaço e do tempo, para se fazer presente a cada um de nós.

Por isso, hoje celebramos não apenas um acontecimento do passado mas um acontecimento do presente. Porque este Jesus nascido no Presépio de Belém, o Verbo a quem a Virgem Maria deu carne, se quer fazer encontrado de todo e qualquer ser humano, de todo e qualquer tempo, de toda e qualquer cultura.

Quer encontrar-te a ti que participas desta Eucaristia solene de Natal, porque quer ser o teu Salvador - Ele que dá à vida de cada homem um novo sentido; que, a quem O acolhe, abre um novo horizonte; que oferece a vida sem fim e sumamente feliz, a vida eterna, àquele que se deixa transformar, converter pela sua presença. Com razão o místico alemão Ângelo Silésio (1624-1677) afirmava: "Ainda que Cristo nasça mil vezes em Belém, se não nascer dentro de ti, permaneces perdido para a eternidade" (Il viandante cherubico, Milano, 1942, 18).

Ao contrário, se O acolhes, se O deixas nascer em ti, toda a tua vida (cada momento do teu existir) adquire um outro sentido, um novo horizonte. O teu pensamento deixa a simples lógica humana para adquirir as razões da fé; o teu agir espalha à tua volta sinais da presença de Deus; o teu olhar passa a dizer a misericórdia divina; os teus ouvidos tornam-se acolhedores do próximo, espelho do acolhimento que recebeste do Senhor; o teu coração passa a bater com o coração de Deus; as tuas mãos passam a ser construtoras dum mundo novo. Tudo em ti passa a ser presença, expressão do Deus feito carne.

Hoje, Deus quer ficar para sempre unido à tua, à nossa humanidade. Quer que a carne pecadora e frágil do ser humano, o barro em que fomos moldados, seja o lugar onde Ele se mostra, para tudo salvar: cada homem, cada cultura e civilização, o inteiro universo. Essa é a maravilha e o mistério do Natal. Saibamo-lo viver e anunciar neste dia Santo de Natal.

+ Nuno, Bispo do Funchal