Comunicado do Conselho Presbiteral

DIOCESE DO FUNCHAL

Comunicado do Conselho Presbiteral

11 de julho de 2018

O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho. Após a oração inicial o Conselho Presbiteral congratulou-se com a notícia da recente nomeação do padre José Tolentino Mendonça como Arcebispo e Arquivista Bibliotecário, para o Vaticano. A Diocese alegra-se e orgulha-se com a confiança depositada no novo arcebispo, que é membro do nosso presbitério, e roga a Deus para que o abençoe e conduza neste novo grande desafio ao serviço da Igreja.

Seguiu-se a ordem de trabalhos apresentada na convocatória. Tendo em vista o Plano Pastoral da Diocese do Funchal para 2018/2019, na perspetiva do mês missionário proposto pelo Papa Francisco para outubro de 2019 e do Ano Missionário de 2018/2019, proposto pelo Conferência Episcopal Portuguesa, tendo em atenção as comemorações dos 600 Anos do descobrimento da ilha da Madeira e do Porto Santo, os padres do conselho partilharam algumas propostas operativas para o novo plano pastoral. Serão ainda recolhidas novas ideias, junto de outras instâncias eclesiais.

O novo plano pastoral diocesano será apresentado no dia 29 de setembro, no Mosteiro de Santa Clara, durante o encontro das direções dos secretariados, departamentos diocesanos e obras e movimentos laicais. Foram propostas linhas operativas gerais em várias dimensões, na linha da espiritualidade e animação missionária, da pastoral da Cultura e na atenção às questões da mobilidade humana e pluralismo religioso.

Em vista da oportuna publicação de um documento pastoral sobre a aplicação do capítulo VIII da Amoris Laetitia foram também consideradas algumas observações e propostas dos Arciprestados.

O Conselho refletiu, ainda, sobre a atual Legislação Europeia relativa à Proteção de Dados e sua aplicação. Por fim, foi abordada a questão do Simpósio do Clero, que acontecerá em Fátima, no início do próximo mês de setembro, com a participação de um grupo significativo de sacerdotes da nossa diocese.

A próxima reunião do Conselho ficou marcada para o dia 14 de novembro de 2018.

Funchal, 11 de julho de 2018

Secretariado Permanente