Comunicado da Diocese do Funchal

04-03-2023

Comunicado da Diocese do Funchal

1. Como conclusão dos seus trabalhos, a "Comissão Independente" entregou, hoje, ao Bispo do Funchal 4 nomes resultantes das denúncias recebidas por parte de eventuais vítimas de abusos sexuais no âmbito da Igreja.

2. Apesar de nenhum daqueles nomes exercer atualmente qualquer ofício eclesiástico na diocese (um deles é mesmo desconhecido), a Diocese do Funchal não deixará de tomar a sério esta indicação e de procurar eventuais procedimentos canónicos e civis se aplicáveis no respetivo caso concreto.

3. A Diocese do Funchal faz seu todo o comunicado da CEP resultante da assembleia plenária de hoje.

4. A Diocese do Funchal pede perdão se em algum caso não foi capaz de proteger as vítimas e ao mesmo tempo reitera o seu empenho para que qualquer futura denúncia venha a conhecer o respetivo procedimento canónico e civil expressamente consignado para a proteção das vítimas.

5. A Comissão Diocesana de Proteção das Crianças, Jovens e Adultos Vulneráveis da Diocese do Funchal continuará a exercer o seu trabalho de prevenção, de acolhimento e de acompanhamento, bem como de colaboração com os organismos eclesiais e civis.