Brasão da Diocese do Funchal

02-05-2019

APRESENTAÇÃO DO NOVO BRASÃO PARA A DIOCESE DO FUNCHAL

O novo brasão de armas da Diocese do Funchal apresenta um escudo com a ponta redonda, boleado.

Escudo terciado em mantel: o primeiro de Vermelho com um livro aberto de Ouro, sobre a página dextra um Alfa de Vermelho e sobre a página sinistra um Ómega do mesmo; representa o Padroeiro Principal da Diocese do Funchal, o Apóstolo São Tiago Menor. Escreveu uma das epístolas do Novo Testamento. Foi o primeiro Bispo de Jerusalém e morreu martirizado no ano 62. A cor vermelha é símbolo da vida feita dom e serviço, com coragem e fortaleza.

O segundo de Azul com uma estrela de 8 pontas de Prata, representa a Padroeira secundária da Diocese, Nossa Senhora do Monte. O fundo azul aponta para o cuidado maternal de Nossa Senhora, estrela que nos conduz a Jesus.

O terceiro de Ouro com a Cruz da Ordem de Cristo sobre ondas de prata e azul. Representa a centralidade de Cristo e a missão da Igreja de sair em missão a anunciar o Evangelho da Esperança. O dourado simboliza a grandeza da Fé. A Cruz da Ordem de Cristo sob o dourado é uma homenagem à mesma Ordem e à Região Autónoma da Madeira. Lembra, também, as naus portuguesas a rasgar as ondas na grande aventura da Evangelização. As ondas representam não apenas o nosso mar que abraça a terra das nossas ilhas, mas também os nossos emigrantes, espalhados pelos quatro cantos da terra e missão evangelizadora da Igreja.

Listel de branco, sotoposto ao escudo, em letras maiúsculas, de negro: «DIOCESE DO FUNCHAL

O brasão de armas é obra de Miguel Silva Reichinger Pinto Correia (pintocorreia.m@gmail.com) e a execução gráfica de reidarmas.com.