Bispo do Funchal realiza Visita Pastoral à Paróquia de Cristo Rei

ORAÇÃO DA VISITA PASTORAL

Pai Santo, que sois o Criador e Senhor da vida e da História, vem recriar e renovar a Nossa Comunidade com a Tua graça, com a presença de Teu Filho e com o sopro do Teu Espírito. Senhor Jesus, Caminho, Verdade e Vida! Vives e estás presente na Igreja: nela infundes o teu Espírito e fazes ressoar a Boa Nova da Salvação; nela difundes dons e carismas; através dela irradias para todos a luz, a força, o amor e a paz. Somos a Igreja, que Vens visitar neste tempo de graça, através do nosso querido e amado Bispo Dom Nuno Brás. Faz aumentar em nós a graça que ofereces à nossa comunidade: para reavivar a fé, renovar a vida cristã; despertar a alegria da comunhão e libertar o medo e a dor que nos aflige; dá-nos força nas dificuldades, angústias e concede-nos o dom da unidade; para vivermos ao ritmo alegre do Evangelho! Contamos com a intercessão do nosso amado Padroeiro, Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo e de sua Mãe por nós tão amada, Nossa Senhora do Monte. Que Eles nos ajudem, acompanhem e guiem na descoberta do Teu rosto em cada Irmão, hoje e sempre. Ámen!

Reza-se o Pai-nosso, três Ave Marias e o glória ao Pai.

Paróquia de Cristo Rei - Ponta do Sol - Estrada do Monte, 40

Telefone: 967620145

E-mail: ornelassilva@live.com.pt

O Administrador Paroquial: Padre Manuel Ornelas da Silva


Visita Pastoral do Nosso Bispo, Dom Nuno Brás

Comunidade Paroquial de Cristo Rei - Ponta do Sol

19 a 23 de novembro de 2019

A Visita pastoral à paróquia insere-se, no pleno exercício do múnus do Bispo, de Ensinar (mestre da doutrina), de Santificar (sacerdote, em plenitude, do culto sagrado) e de Governar (em espírito de serviço e dedicação pastoral), enquanto Pastor que ama, cuida e orienta o povo do Senhor que lhe está confiado, para ter um contacto direto com as angústias e preocupações, as alegrias e as expectativas do povo, podendo dirigir a todos um convite à esperança e vivência cristã na família, na comunidade paroquial e na sociedade. Com esta visita, o Bispo mantém contactos pessoais com o Povo de Deus, reavivando as energias das comunidades cristãs e dos intervenientes na missão da Igreja, encorajando e chamando todos os fiéis à renovação da fé e da vida cristã, bem como a uma atividade apostólica eficaz e de acordo com as exigências atuais. Permite, igualmente, ao Bispo analisar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral.

É uma oportunidade única e um tempo de graça para a Comunidade e também para o Bispo, para dialogar e celebrar com a comunidade.

Assim, a visita pastoral será como: um sinal da presença do Senhor que visita o seu Povo na paz.

Que ela seja cheia das bênçãos e graças de Deus.



Mensagem do Pároco:

Irmãos e Amigos, com a graça de Deus e as Bênçãos do Pai do Céu, teremos a visita do nosso Pastor, Dom Nuno Brás à Comunidade Paroquial, numa visita pastoral. Procurem ajustar a vossa vida pessoal e familiar para não perderem a oportunidade de celebrar e viver este momento tão significativo para nós. O Senhor Bispo vem para estar no meio de nós e connosco. Este é o momento oportuno de aproximação entre o Bispo Diocesano e a comunidade paroquial. Vamos acolher Don Nuno como o Amigo, o Irmão que vem enviado pelo Pai para como Jesus nos mostrar quanto nos ama e nos quer felizes. Que ninguém fique de fora.


Partindo das orientações da Igreja:

Não é o Bispo o centro da visita, mas sim Jesus Cristo. A Ele temos de olhar para abrirmos o coração, a vida, a porta das nossas casas, da nossa paróquia, dos lugares de trabalho, de estudo e de sofrimento.

A visita de Dom Nuno Bás a Paróquia, deve fazer crescer em nós a fraternidade, para fazermos da Igreja uma família onde se acolhe, integra e ama. "O Código de Direito Canónico estabelece que os Bispos têm a obrigação de visitar toda a Diocese ao menos a cada cinco anos, podendo, em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre. Também o 'Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos' explica que as Visitas Pastorais permitem "reavivar as energias dos obreiros evangélicos, de os louvar, encorajar e consolar", sendo também uma "oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade Apostólica mais intensa". O documento destaca que, além disso, possibilita ao Bispo Diocesano "avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização para poder definir melhor as prioridades e meios da pastoral orgânica".

Recomenda também que o Bispo possa "celebrar a Santa Missa e pregar a Palavra de Deus", "encontrar-se com o pároco", "reunir-se com o Conselho Pastoral Paroquial ou, se este não existir, com os féis {clérigos, religiosos, membros das Sociedades de Vida Apostólica e Leigos} que colaboram nos diversos apostolados, e com as associações de fiéis", "ter um encontro com as crianças, os adolescentes e os jovens que percorrem o itinerário catequético", "visitar as escolas e as outras obras e instituições católicas dependentes da paróquia" e "visitar, dentro do possível, alguns doentes da Paróquia".


PROGRAMA:

Dia 19

- 18h30 - Receção do Sr Bispo

- Palavra de boas vindas na igreja

- Oração na igreja

- 19h00 - Encontro com as Crianças e adolescentes da catequese.

- 20h00 - Novena e Eucaristia em Honra de Cristo Rei.

Tema: Jesus Cristo Rei do Universo, Senhor da Messe

- 21h30 - Jantar em casa de uma família


Dia 20

15h00 - Visita à escola

17h00 - Visita de Carro à paróquia - Paragem na capela de São João

18h00 - Visita à Estufa de Flores do Sitio do Lombo de São João

19h00 - Reunião com os representantes dos movimentos paroquiais.

20h00 - Novena e Eucaristia em honra de Cristo Rei

Tema: Jesus Cristo Rei do Universo, rosto de misericórdia

21h30 - Jantar em casa de uma família da paróquia


Dia 21

16h00 - Visita aos doentes

17h30 - Visita à Estufa de Flores do Sitio do Pomar Dom João

18h00 - Encontro com as direções das confrarias

19h00 - Encontro com catequistas.

20h00 - Novena e Eucaristia em honra de Cristo Rei

Tema: Jesus Cristo Rei do Universo, modelo de oração

21h30 - Jantar em casa de uma família da paróquia


Dia 22

11h00 - Visita ao CAO (Centro de Atividades Ocupacionais)

12h00 - Visita à Estufa de Flores do Sitio do Monte para baixo

12h30 - Almoço em casa de uma família

18h - Reunião com os ministros Extraordinários da Comunhão paroquiais.

19h00 - Reunião com os Jovens da paróquia

20h00 - Novena e Eucaristia em honra de Cristo Rei

Tema: Jesus Cristo Rei do Universo, Bom Pastor

21h30 - Jantar em casa de uma família da paróquia


Dia 23

17h00 - Chegada do Sr Bispo - Reunião com os movimentos paroquiais

18h30 - Bênção da Imagem nova de Cristo Rei e inauguração do Anexo

19h00 - Dedicação do altar e da Igreja em honra de Cristo Rei, véspera da Festa

21h00 - Agradecimentos e convívio de encerramento da visita Pastoral (Arruada e arraial - Jantar Convívio)