28 set. - Assembleia dos Secretariados, Movimentos e Obras em Santa Clara

19-09-2019

Ex.mos Senhores,

Conforme o Calendário Pastoral 2019/2020, convidamos V.as Ex.as - Responsáveis dos Secretariados, Movimentos e Obras Laicais - para a Assembleia das Direções dos Movimentos e Obras Laicais, a ter lugar no próximo dia 28 de setembro de 2019, no Convento de Santa Clara, no Funchal, presidida pelo nosso Bispo, D. Nuno Brás.

Esta assembleia terá como pano de fundo o tema do próximo ano pastoral da Diocese, "Faça-se em mim segundo a Tua Palavra". D. Nuno escreveu no Programa Pastoral: "Neste ano pastoral de 2019-2020 convido-vos a iniciar um triénio de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude de Lisboa (Julho de 2022), que terão por lema: "Maria levantou-se e partiu apressadamente" (Lc 1,39). Iremos começar procurando reanimar o dom do Batismo que recebemos e aprofundar a nossa vocação cristã, como batizados que somos. Iremos fazê-lo inspirados na frase com que Maria respondeu ao Anjo: "Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38), na certeza de que a Virgem nos irá ajudar a viver melhor como discípulos, a dar o nosso "sim" total e completo ao Senhor que chama e que teve a iniciativa de olhar para nós e nos chamar para Ele.

Neste mesmo sentido convida-nos o Papa Francisco na Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2019 "a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no Batismo".

Esta assembleia tem como objetivo criar sintonia entre todos os Movimentos e Obras Laicais no decurso do próximo Ano Pastoral e ajudá-los, no respeito das suas especificidades, a integrar as linhas gerais do Projeto da Diocese.

PROGRAMA:

09h30 - Acolhimento

10h00 - Oração e abertura dos trabalhos pelo Senhor Bispo D. Nuno Brás.

10h15 - Apresentação do Programa Pastoral e Calendário Diocesano pelo Sr. Bispo D. Nuno Brás.

11h00 - Intervalo (café e convívio);

11h30 - Intervenção dos participantes sobre o tema abordado;

Programação da Jornada diocesana do Apostolado dos Leigos;

Aspetos mais relevantes dos programas dos movimentos e obras laicais;

12h30 - Encerramento;

Saudações amigas e fraternas em Jesus Cristo.

Cónego José Fiel de Sousa