28 junho - DIA DO CLERO no Porto da Cruz

26-02-2019

Para este ano, o Sr. Bispo do Funchal escolheu o dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus para celebrar o Dia Diocesano do Clero.

O próximo Dia Diocesano do Clero será no dia 28 de junho de 2019, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e será organizado pelo Arciprestado de Santana.

Dia Diocesano do Clero - Festa do Sagrado Coração de Jesus

Dia de oração pela santificação dos sacerdotes

Cheios de júbilo celebramos o Dia Diocesano do Clero, no próximo dia 28 de Junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, por iniciativa do nosso Bispo D. Nuno.

Na verdade, nesse dia, todo o mundo Católico se une para rezar pela santificação do Clero. Por isso, faz todo o sentido que todos nós, sacerdotes, juntamente com o nosso Bispo e o Povo de Deus, rezemos em conjunto pela nossa própria santificação. "Nunca julguemos, queridos irmãos sacerdotes, que são nossas as capacidades ou a missão de que somos investidos. Por nós, por muito sábios que porventura sejamos; por muito bons e clarividentes que nos julguemos ou que pensem os nossos semelhantes, nunca deixaremos de ser pecadores e frágeis, incapazes de pronunciar com verdade o "hoje" de Deus." (Homilia D. Nuno em Quinta-feira Santa)

Este Dia do Clero não minimiza a grande celebração de Quinta-Feira Santa, dia da instituição do sacerdócio, no qual todos nós renovámos as nossas promessas sacerdotais. Pelo contrário, é mais uma forma de, todos juntos, celebrarmos o dom do sacerdócio, darmos graças pelas maravilhas que Deus vai operando em nós, nomeadamente através do sacramento da Eucaristia e da Reconciliação.

Este ano, todas as atividades deste dia acontecerão na Paróquia do Porto da Cruz e serão dinamizadas pelo Arciprestado de Santana.

Programa:

10.30h - Acolhimento e paramentação no Salão Paroquial do Porto da Cruz.

10.55h - Procissão para a Igreja Paroquial.

11.00h - Concelebração e Adoração Eucarística.

13.00h - Almoço-convívio.

Pede-se aos Sacerdotes que levem alva e estola branca.

Até ao dia 26 de junho, tenham a bondade de confirmar, na Cúria Diocesana do Funchal, a vossa participação na Eucaristia e no almoço.

O estacionamento automóvel será no parque, junto ao Salão Paroquial.

O almoço-convívio terá lugar ao lado do Salão Paroquial. Faremos todas as deslocações a pé, pois as distâncias são pequenas.