18 maio - Jornada Diocesana da Família

07-05-2019

O Secretariado Diocesano da Família vem por este meio reforçar o convite de participação na Jornada Diocesana da Família a realizar-se no dia 18 de Maio.

A Proposta de caminhada, integra mensagem bíblica; oração e acção/tarefa a realizar no percurso de Quaresma; Semana Santa; Tempo Pascal; vivência da semana da vida.
Com a sugestão de construção de símbolo (Paróquia e Famílias):
o Construção da tocha e decoração da mesma - por paróquias e/ou movimentos;
o Construção do símbolo lanterna para as famílias.

Dia Diocesano da Família - 18 de Maio de 2019

Manhã:
• Momento de Oração - Capela ou Igreja sugerida no programa ou outra à vossa escolha;
• Visita a locais de Testemunho estemunho estemunho relacionados com vidas de referência que marcam a nossa identidade cristã;
• 12:00 Paróquia de S. Francisco Xavier - Ponto de encontro, com apresentações diversas;
• 12:30 Saída para a caminhada a pé até a Igreja do Atouguia - percurso com as tochas e as lanternas (sinal ao mundo);
• 13:00 Encontro no Largo/Miradouro junto ao Cemitério, em frente ao Bar do Albino (quem não tiver condições de realizar todo o percurso - S. Francisco Xavier à Igreja do Atouguia - realiza a caminhada a partir deste ponto).
• 13:30 Chegada à Igreja do Atouguia
Ao chegar à Igreja da Atouguia, será realizada a apresentação das tochas e lanternas
• Almoço (Atouguia) - cada pessoa é responsável pela sua refeição.

Tarde :
• 14:00 Animação musical - "The Grumpies" e jogos familiares (orientação dos escuteiros)
• 15:00 Preparação para a Eucaristia
• 15:30 Eucaristia na Paróquia da Atouguia - com a participação da "Orquestra de Bandolins de Câmara de Lobos" e "Coro Lux Aeterna".

Informação complementar:
Saímos da nossa comunidade e iniciamos a vivência deste dia dirigindo-nos primeiramente
para um local de Oração. Podendo ser outros à vossa escolha, estão sinalizados os seguintes: Capela dos Milagres; Igreja do Carmo; Igreja do Monte; Ribeira Brava; Capela do Loreto, Igreja dos Prazeres; __________________________________________________________
Propõe-se um segundo momento dedicado à visita a espaços de Testemunho, vamos a caminho de um local com expressão de vidas dedicadas à caridade cristã. Encontram-se confirmados os seguintes locais:
Convento de São Bernardino - Câmara de Lobos;
Mosteiro das Irmãs Clarissas - Câmara de Lobos - Caldeira;
Museu Mary Jane Wilson - Rua do Carmo (disponível para visita das 09:30 horas às 11:00 horas);
Monumento Beato Carlos - Igreja do Monte;
Hospício D. Maria Amélia - Funchal;
Casa de Saúde São João de Deus - Funchal;
Sugerimos que cada Paróquia, movimento ou família realize, durante a manhã, no percurso 3 fotos e publique na página do Secretariado Diocesano da Família. Partilhando os três marcos:
Local A - Foto representativa do local de oração;
Local B - Foto representativa de um testemunho de vida;
Local C - Foto de família/grupo, representativa do ser missionário hoje.
(escolher símbolo ou ação de grupo que ilustre a Missão Cristã)
O ponto de encontro é, pelas 12:00 horas, na Igreja de São Francisco Xavier.
Cada família, grupo, movimento ou comunidade Paroquial à chegada assinala, no Mapa 3D, os locais de onde saíram e os que percorreram, partilhando assim os diferentes roteiros realizados.

Pelas 12:30 horas, saída para a realização completa do percurso em caminhada a pé, dirigimo-nos ao largo/miradouro (Bar do Albino) para encontro com os que optem por realizar parcialmente o percurso a pé.

Quem tiver algum constrangimento que impossibilite a caminhada a pé, pode deslocar-se nos seus transportes, diretamente de São Francisco Xavier para a Igreja do Atouguia,
acompanhados das tochas e lanternas construídas. À chegada serão colocadas, em local
apropriado e identificado no exterior da Igreja.

Pelas 13:30 horas, inicia-se o almoço, dando lugar a animação musical (The Grumpies), com
integração de jogos de família.

Às 15:00 horas, preparamo-nos para a Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo D Nuno Brás.
Celebração do Encontro maior!