Tomada de Posse do Novo Bispo do Funchal

Saudação no aeroporto

As minhas primeiras palavras não podem deixar de ser para todos os madeirenses e portosantenses. São palavras de saudação, de quem chega para servir e de quem quer estar sempre disponível para escutar e agir para o bem de todos os que habitam estas ilhas. Não como estrangeiro mas como madeirense.

A minha primeira tarefa é, obviamente, a de conhecer a realidade humana e cristã destas duas ilhas. Várias vezes visitei a Madeira. Mas é bem diferente passar e passear, de estar a tempo inteiro para o serviço. E para um serviço muito concreto: o de ser Bispo, Sucessor dos Apóstolos, presença de Cristo. Não sou político, nem gestor de empresa. Sou Bispo. Tenho a missão de evangelizar, celebrar os sacramentos, conduzir o povo de Deus como Bom Pastor.

A Madeira e o Porto Santo receberam o Evangelho no primeiro momento em que foram descobertas e povoadas, há pelo menos 600 anos. O cristianismo faz parte integrante do seu modo de ser: da sua cultura e dos seus valores. Mas na vida da fé importa sempre tomar consciência das nossas raízes, das realidades que são o alicerce das nossas vidas.

Na Carta de nomeação que me enviou, e que será lida a todos no próximo domingo, o Papa Francisco convida os cristãos da Madeira a duas coisas: a viver cada vez mais diligentemente os divinos preceitos (quer dizer: o mandamento de amor a Deus e ao próximo) e a manifestar a viva presença de Cristo no mundo. Podemos, portanto, dizer que o Papa nos aponta uma dupla tarefa: construir comunidade cristã e evangelizar. Estes serão, portanto, os dois aspectos da missão que todos havemos de procurar cumprir.

Esta é uma missão de todos os cristãos. É uma missão de toda a Igreja diocesana, em que todos - leigos, sacerdotes, religiosos e, como é óbvio o próprio Bispo - hão-de sentir-se empenhados. Conto, por isso, com todos. Serei o pastor, que, como diz o Papa Francisco, umas vezes irá à frente a abrir caminho, outras vezes irá atrás, cuidando que ninguém fique fora, outras vezes irá no meio do rebanho, animando a todos. Espero poder fazê-lo com humildade e ousadia.

Para desempenhar este encargo, é óbvio que é importante o diálogo com todas as diferentes instituições que constituem a sociedade da Madeira e Porto Santo: regionais, autárquicas, culturais. O diálogo e o respeito mútuo no exercício das diversas funções serão o método para esta colaboração.

Não posso, ainda, deixar de agradecer publicamente as muitas saudações que me têm chegado de cristãos a título pessoal, de movimentos de apostolado e de instituições da Região. Tal como não posso deixar de agradecer o acolhimento, serenidade e transparência com que fui acolhido pelo Senhor D. António Carrilho.

Finalmente, uma palavra para a comunicação social que desempenha um papel tão central na vida dos madeirenses. Podeis contar comigo em tudo o que for verdadeira comunicação de serviço aos madeirenses. Espero também poder contar convosco.

+ Nuno Brás, Bispo do Funchal

Programa da Solene Entrada e Tomada de Posse do Bispo do Funchal, D. Nuno Brás da Silva Martins:

DIA 15 DE FEVEREIRO, SEXTA-FEIRA:
16h30 - Chegada de D. Nuno Brás ao aeroporto Cristiano Ronaldo. O Sr. Bispo D. Nuno Brás transmitirá uma mensagem aos madeirenses e portosantenses e responderá às questões colocadas pelos jornalistas na Sala de imprensa do aeroporto, zona VIP.  Será recebido pelos Srs. Bispos D. António Carrilho e D. Teodoro de Faria. Pelos Cónegos José Fiel de Sousa, Vítor Gomes e Agostinho Carvalho. Pelos padres Marcos Gonçalves e Carlos Almada. Pelo Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa e pelo Adminstrador do Aeroporto Eng. Duarte Ferreira.

DIA 17 DE FEVEREIRO, DOMINGO:

15h15 - Chegada de D. Nuno Brás à Sé do Funchal (O Deão do Cabido e os Cónegos recebem o Novo Bispo. O Deão Cónego Vítor Gomes (presidente do Cabido da Sé) apresenta a Cruz, depois faz a aspersão com água benta. O Novo Bispo dirige-se até à capela do Santíssimo Sacramento).

15h15 - Chegada dos sacerdotes para paramentação na igreja do Carmo. Os sacerdotes paramentam-se na igreja e depois aguardam no seu interior a chegada do Senhor Bispo. Os sacerdotes trazem alva e estola branca.

15h30 - Chegada de D. Nuno a igreja do Carmo.

15h45 - Saída do cortejo litúrgico para a Catedral.

16h - Chegada à Sé e entrada solene.

No adro da Sé estará um tapete de flores com a forma do brasão de armas de D. Nuno.

A Cruz processional oferecida por D. Manuel I à Sé estará no altar durante a eucaristia.

D. António Carrilho, Administrador Apostólico, celebra os ritos iniciais. Depois segue-se o rito da tomada de posse, com leitura da Carta Apostólica pelo Núncio Apostólico e passagem do báculo das mãos de D. António para as mãos de D. Nuno Brás, como Novo Bispo do Funchal. Em seguida, D. Nuno Brás toma lugar na sua sede.

A Missa será transmitida em direto pela RTP Madeira e pelo canal no Youtube da Diocese do Funchal.

No final da Missa os bispos e os sacerdotes fazem a desparamentação na sacristia da Sé.

No final do dia realiza-se, para os convidados, um jantar festivo no Colégio de Santa Teresinha.

Bispos presentes na Tomada de Posse de D. Nuno Brás

D. António Carrilho