Um desafio educativo - um trono para os Santos Populares

16-06-2020

De forma a celebrar a época que se avizinha dedicada aos Santos Populares, o Museu de Arte Sacra do Funchal criou um desafio e pretende a sua articulação com as crianças da paróquia e da catequese, por isso apelamos ao seu incentivo à participação e divulgação.

Este desafio está patente nas páginas do Facebook e do Instagram do museu.

UM TRONO PARA OS SANTOS POPULARES. Um desafio educativo.

Público alvo: crianças e jovens - 8 aos 18.
Estamos no início de junho, o mês dedicado aos Santos Populares: Santo António (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).
Seguindo a tradição nacional portuguesa, é muito comum festejar estes santos nas Ilhas da Madeira e do Porto Santo, envolvendo várias tradições e relações diversas com a arte e o património!
O museu também pretende celebrar os seus santos e para isso conta com a tua ajuda na realização de um desafio: vamos construir um trono para os santos populares!

Enquadramento:
Um trono, na sua essência, é uma construção que procura sublinhar a importância de uma determinada figura, elevando-a até um patamar mais elevado. No Natal madeirense, ou algarvio, o Menino Jesus, por exemplo, costuma ser colocado no topo de uma estrutura em forma de pirâmide com degraus muito decorados com elementos simbólicos, funcionando, assim, como um trono ou altar que celebra a importância espiritual da figura elevada e engrandece a sua devoção. Os santos populares, por seu turno, também costumam ser entronizados nas respetivas festividades cíclicas, tanto no espaço doméstico, como no espaço público. Em Lisboa, por exemplo, as construções dos altares de Santo António remontam ao período pós-terramoto de 1755 e foram motivados pela vontade popular na reconstrução da igreja de invocação ao santo. Estes altares costumavam ser feitos de madeira ou caixas de cartão, colocados em cima de bancos ou pequenas mesas, aproveitando materiais de uso corrente para as decorações. Nos tronos mais pobres as imagens eram de papel, recortadas de estampas ou de "Santinhos" (pagelas). A imagem de Santo António daria depois lugar à de São João, e depois à de São Pedro consoante o dia do santo celebrado. Os tronos mais apreciados seriam aqueles que conseguiam fazer a ligação entre os episódios da vida do santo relacionados com os seus milagres mais conhecidos, ou com as tradições populares a ele associadas, os manjericos, as quadras ou as sardinhas.

Veja as ilustrações completas em: