Palavras iniciais no Te Deum sobre o Papa Bento XVI

TE DEUM

31 dezembro 2022

Palavras iniciais

"«Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele» (1 Jo 4, 16). Estas palavras da I Carta de João exprimem, com singular clareza, o centro da fé cristã. No início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo": as palavras com que o Papa Bento XVI começou a sua primeira encíclica como que resumem não apenas o seu pontificado mas o próprio ser de Joseph Ratzinger.

Com uma delicadeza no trato pessoal, com uma simpatia e uma disponibilidade para escutar como raramente encontramos, o Papa Bento XVI foi um gigante do pensamento, da teologia, da humanidade. Depois de o encontrarmos, percebíamos que ele era uma daquelas pessoas de quem jamais esqueceríamos a grandeza.

"Cooperador da verdade", "trabalhador na vinha de Deus", como ele próprio gostava de se definir, tudo isso foi o Papa Bento XVI. Homem que via mais longe e que, por isso mesmo, assumiu a missão difícil da sentinela, do profeta que dá o alerta e anuncia o que pode suceder quando os homens se esquecem de Deus e do próximo.

Como homem, sacerdote, bispo, Papa e mesmo depois do acto de renúncia ao exercício do ministério de Pedro foi um incansável anunciador de Jesus Cristo, do Evangelho.

Hoje rezamos pelo Papa Bento XVI que deixou o nosso convívio na terra e que partiu para o tão ansiado encontro com o Senhor da sua vida. Damos graças pelo seu ministério, pelo seu testemunho de cristão e de pastor. Pedimos que, lá do Céu, nos continue a ajudar no nosso caminho, a iluminar com a luz de Cristo a nossa peregrinação aqui na terra. A Igreja e toda a humanidade perderam um profeta, um sentinela da aurora. Estou certo de que ganhamos um santo, um intercessor por nós junto de Deus.

Quero agradecer a presença de todos, e em particular