Palavras do Sr. Bispo na Semana da Cáritas
Impedido pelas condições meteorológicas de estar presente no colóquio "Economia e pobreza" promovido para assinalar a "Semana Cáritas", não quero deixar de saudar todos os presentes e, sobretudo, de dirigir as saudações à Cáritas Diocesana e ao seu trabalho constante em favor dos que mais necessitam.
A economia tem por objectivo estudar e ordenar as actividades humanas de modo a que estas sejam capazes de criar riqueza, distribuindo-a o melhor possível por todos: o mesmo é dizer, de modo a que o trabalho humano e todas as nossas actividades correspondam cada vez mais ao convite de Deus na criação: "Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra" (Gen 1,28).
Ainda que o pecado tenha introduzido na vida humana as desigualdades e a pobreza, a ciência económica, ordenando as actividades da "casa comum", deve procurar que todos tenham acesso ao mínimo indispensável para uma vida digna.
Saúdo pois esta iniciativa da Cáritas, e convido todos aos esforços por que cada vez mais entre nós sejam em menor número os que não têm condições dignas para viver.
Nesta semana triste de guerra na Ucrânia, rezemos todos para que o conflito termine o mais breve possível - pelas vidas e destruição que causa e também porque sabemos que será origem de graves desequilíbrios económicos entre Estados e entre os cidadãos. Que Nossa Senhora e o Beato Carlos nos ajudem a construir verdadeiramente a paz.
+ Nuno, Bispo do Funchal