Nomeação Vigário Episcopal para Clero e Religiosos
D. Nuno Brás da Silva Martins, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo do Funchal.
Nomeado livremente pelo Bispo Diocesano (can. 477) e estreitamente dependente do exercício do seu ministério (can. 480-481), o Vigário Episcopal é um particular colaborador do Bispo para uma "determinada porção da Diocese ou um certo género de assuntos".
Em vários encontros com sacerdotes, sobretudo em sessões do Conselho Presbiteral, foi levantada a possibilidade de o clero diocesano ser acompanhado mais de perto por um Vigário Episcopal que cuide da sua formação (sobretudo a formação espiritual), que acompanhe os sacerdotes, em particular os mais novos e mais idosos.
Concorrendo na pessoa do Senhor Cónego José Fiel de Sousa as qualidades para o exercício daquele cargo,
HEI POR BEM
- Nomear Vigário Episcopal para o Clero e Religiosos para um mandato de quatro anos o Senhor Cónego José Fiel de Sousa;
- Nomear o mesmo sacerdote para o múnus de Pároco de São Gonçalo (Funchal).
O agora nomeado deverá tomar posse e prestar o juramento de bom desempenho do cargo, bem como realizar a sua entrada na Paróquia de São Gonçalo. A partir desse momento, ficará desligado do múnus de Vigário Geral e de Reitor da igreja de S. João Evangelista (Colégio), no Funchal.
O presente Decreto será lavrado em duplicado, servindo um exemplar como título ao nomeado, e ficando o outro exemplar arquivado na Cúria Diocesana.
Funchal, 25 de julho de 2024
+ Nuno, Bispo do Funchal