Missa do Acolhimento dos Jovens das Jornadas Mundiais

27-07-2023

JMJ - INICIO DOS DIAS NA DIOCESE

26 de Julho de 2023


"Saiu o semeador a semear"

Nas Missas destes dias, vamos escutar como Jesus explica a parábola do Semeador. Por isso, hoje quero apenas meditar convosco naquela primeira frase: "O semeador saiu a semear".

1. Jesus é o Semeador

"Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar": é assim que começa o capítulo 13 de S. Mateus. Pouco depois, quando Jesus inicia a parábola do semeador, fá-lo dum modo semelhante: "O semeador saiu a semear".

Já sabemos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, o Filho do Homem… Que é o Bom Pastor, o Bom Samaritano… A parábola de hoje diz-nos que Ele é, também, o Semeador.

Para semear, o Semeador necessita de sair. Jesus saiu de casa. Foi ao encontro da multidão, que logo se reuniu à sua volta. Foi ao encontro do terreno onde semear! Para ser escutado, quis subir ao barco que é símbolo da Igreja e, aí chegado, qual novo Moisés, sentou-se, tomando posse dele. A multidão permaneceu de pé, cheia de esperança e atenção.

Também nós, como Jesus, saímos de nossas casas. Tal como Maria se ergueu e saiu apressadamente ao encontro de Isabel, também nós saímos das nossas casas — aqui na Ilha da Madeira ou daquelas que se encontram nos países donde viemos.

Saímos porque também nós somos semeadores. Ou melhor: somos presença do Semeador que é Jesus. Não duvidemos: Ele está presente através de cada um de nós. Em cada um de nós.

Saímos porque é importante semear. Que seria do nosso mundo sem os semeadores da Palavra de Deus? Que seria do nosso mundo sem Jesus?

E como poderíamos ser "semeadores" sem sair de casa? Que quer dizer "sair de casa"? Quer dizer: sair do nosso conforto. "Deixar as nossas pantufas", gosta de dizer o Papa Francisco. Significa sair daquela realidade onde nos sentimos seguros, onde somos "donos e senhores" mas sem os outros.

Sim: precisamos de sair de casa, de sair de nós, de nos expormos — não para nos distrairmos, mas para semear. Porque é urgente semear: o terreno espera a semente. O Semeador semeia sempre, com abundância, em qualquer situação. Há mesmo nele uma certa "loucura": porque haveria de semear em terreno mau? E, no entanto, o semeador semeia sempre! É, talvez, a "loucura da fé" — ou melhor: a razão da fé (diferente das razões habituais do mundo) — que nos diz que aquele que acredita em Jesus é capaz de mover montanhas, e que a semente da Palavra pode sempre transformar o terreno em que é semeada!

2. Que semente?

Que semente havemos de lançar à terra? Jesus é, também, a semente. Nós, cristãos, não temos mais nada — mais ninguém! — para oferecer senão Jesus. Sem Jesus, de pouco valem as ideias, as doutrinas, os preceitos. Nem é apenas questão de ter, mas de ser: somos a ousadia de semear Jesus, a sua Palavra, a sua Vida, a sua Pessoa, que tomou conta de nós, da nossa vida.

Somos a ousadia de O semear porque sabemos que Ele é necessário ao mundo. Ele é o único que, semeado na Cruz, é capaz de transformar os terrenos que são os corações humanos. Os terrenos da beira-estrada que parecem não querer saber de nada (ou seja: aqueles que se contentam em viver sem porquês, que apenas sobrevivem). Jesus é capaz de transformar os terrenos pedregosos, superficiais, onde o bem parece florescer, cheio de entusiasmo, mas para logo morrer. E Jesus é ainda capaz de transformar os terrenos cheios de espinhos, onde tudo parece sufocar a Sua Palavra — é capaz de transformar aquelas situações em que o mal nos rodeia e parece abafar tudo o que encontra. Ele, Jesus, é mesmo o único capaz de nos transformar a nós — sobretudo a nós!— em terra boa, em terra que dá bons e abundantes frutos.

Por isso vos peço a todos: ao longo destes dias, saiam de vossas casas; invadam as praças, as igrejas, as ruas. Batam às portas. Sobretudo, batam às portas de muitos corações. Encontrem homens e mulheres, jovens e adultos. Deixem que Jesus se sirva de todos para semear. Semeiem Jesus onde quer que estejam, o que quer que façam.

Semeiem Jesus com o vosso testemunho, com as vossas atitudes, com as vossas palavras, com a vossa oração, com o modo de viver em grupo. Semeiem Jesus abundantemente porque aqueles que encontrarem pelo caminho (quem quer que eles sejam) necessitam de vocês — melhor: necessitam de Jesus, Aquele eterno semeador que é semente de vida, de Vida Eterna, e de que cada cristão é portador.

Sim: como naquele dia em Cafarnaúm, uma vez mais, hoje (nesta semana) Jesus sai de sua casa e vem ao nosso encontro — ao encontro do nosso mar e da multidão que O espera, aqui nesta Ilha da Madeira.

+ Nuno, Bispo do Funchal