Mensagem Quaresma 2026
Mensagem para a Quaresma 2026 do Bispo do Funchal
Na próxima quarta-feira, 18 de Fevereiro começamos mais uma Quaresma. Como sempre, será um tempo de exercícios espirituais mais intensos, de modo a prepararmos a celebração da Páscoa. Este ano, fazemo-lo acompanhando o sofrimento de tantos portugueses que viram os seus bens destruídos e a sua vida em perigo por causa das catástrofes naturais. Somos solidários com eles.
Ao mesmo tempo, não podemos deixar de meditar sobre a nossa fragilidade como seres humanos. Por vezes, a técnica e a ciência fazem-nos pensar que somos indestrutíveis, eternos, omnipotentes. Contudo, basta um vírus ou um ciclone, cheias ou fogo, ou, simplesmente, um acidente fruto do acaso, e tudo se desmorona.
Quem somos nós, seres humanos, que sabemos tantas coisas, podemos transformar tantas outras a nosso favor, mas não somos donos da nossa vida? A fé responde a esta questão: somos alguém a quem Deus ama; somos alguém por quem o próprio Deus não hesitou em sofrer a morte para nos dar a participar da sua vida eterna. Criar um coração disponível para acolher o amor de Deus por cada um e por todos: eis o grande objectivo da Quaresma.
Este ano, a nossa renúncia quaresmal será dirigida para a Cáritas Portuguesa, de modo a que possa ajudar aqueles que foram atingidos pelas recentes catástrofes no Continente.
Santa Quaresma!
+ Nuno Bispo do Funchal
Mensagem para a Quaresma 2026 do Papa Leão XIV
