Mensagem na morte de D. Maurílio de Gouveia

20-03-2019

Caros diocesanos

Esta tarde, por volta das 15h00, no Eremitério de Maria Serena, em Gaula, depois de uma prolongada doença, o Senhor D. Maurílio de Gouveia faleceu na paz de Jesus.

D. Maurílio, Arcebispo emérito de Évora, era natural do Funchal e foi ordenado sacerdote em 4 de Junho de 1955. Em 13 de Janeiro de 1974 foi ordenado Bispo Auxiliar de Lisboa, na nossa Catedral. Foi, depois, Arcebispo de Évora (1981-2007).

Tive oportunidade de visitar várias vezes o Senhor D. Maurílio durante a sua doença, e pude receber o seu testemunho cristão de serenidade e entrega total nas mãos de Deus.

Dizia num dos seus últimos escritos, "Rumo ao Céu": "é uma atitude de lucidez e de esperança. Deus criou-nos por amor infinito para uma eternidade feliz. O Céu é um dom da misericórdia de Jesus".

S. José, Patrono da Igreja, homem do silêncio e da fé, quis conduzi-lo até ao Pai, até ao Céu.

Rezemos por este nosso irmão Arcebispo, e peçamos ao Senhor que o acolha na sua misericórdia, na eternidade feliz que ele anunciou e na qual sempre esperou.