Mensagem do Advento 2019

29-11-2019

"O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David. O nome da virgem era Maria" (Lc 1,26-27).

A história do mundo mudou depois deste encontro: Deus fez-se homem: é Jesus de Nazaré. Conduzido à morte de cruz e sepultado, ressuscitou - quer dizer: tendo vencido a morte, é alguém do presente e não do simples passado. E continua a querer encontrar-se connosco, com todos, a querer passar pelas nossas vidas como fez pelas estradas da Galileia e da Judeia de há 2 mil anos.

O Advento é tempo para contemplarmos o encontro de Deus connosco. Um encontro que, antes, se foi desenhando e preparando no tempo dos profetas do Antigo Testamento e em João Batista; um encontro que se fez carne e se realizou plenamente no seio da Virgem Maria; um encontro que continua hoje a ser realidade.

A todos peço: deixa que Jesus te encontre. Que Ele te encontre onde estás e onde vives: na tua família, no teu trabalho, nos teus tempos livres, na tua paróquia, nos teus momentos de oração. Deixa que Ele se faça carne, se faça vida na tua vida. Sem este encontro, o ambiente natalício que vamos viver e que prepara a grande festa do Natal pode ser apenas barulho, luzes e música - realidades exteriores que passam. O encontro com Deus, esse permanece e dá consistência à festa exterior.

Este ano a nossa renúncia do Advento será endereçada para as obras de beneficiação da casa de retiros do Terreiro da Luta, de forma a que cada vez mais grupos de cristãos ali se disponham a encontrar Jesus.

A renúncia da Quaresma deste ano, a favor dos irmãos da Venezuela, foi de 31.121,81 €. Uma parte (21.121,81€) será entregue à Caritas diocesana para apoio aos venezuelanos que cheguem e que necessitem da nossa ajuda e à Caritas Portuguesa para o projecto de apoio à Venezuela "Nutrir com esperança". Finalmente, outra parte (10.000,00€) será enviada à diocese de San Carlos (Venezuela), para apoio de várias obras de acordo com o Bispo local, Mons. Polito Rodriguez Méndez.

Bom Advento! Saúda-vos o