Mensagem de Natal do Bispo do Funchal - 2024
Em cada ano, o Natal recorda-nos que somos convidados à esperança. Quando nos apercebemos que Deus se quis fazer um de nós, percebemos também que podemos ter esperança. Somos convidados a nascer de novo com o Menino do Presépio.
Este ano, é ainda mais claro: o jubileu, que vamos celebrar ao longo de 2025, é um grande convite a, esquecendo o mal que fica para trás, recomeçar tudo. É um convite a acolher a graça de Deus, o seu perdão que nos dá a força, a coragem de retomar o caminho. A todos os níveis: na nossa relação com Deus, na nossa relação connosco mesmos, mas — sobretudo — na nossa relação com os outros. Um convite a sermos capazes de perdoar. Um convite a darmos ao outro uma nova oportunidade. Um convite a estender-lhe a mão e oferecer a nossa ajuda.
Este é ainda um Natal em tempo de guerra. De um modo particular para os povos em conflito, pedimos ao Deus Menino, o dom da paz.
A todos — em particular aos madeirenses espalhados pelo mundo — quero enviar os meus votos de Boas Festas: um Santo Natal e um novo ano cheio da luz e do perdão que o Deus Menino nos oferece.
+ Nuno, Bispo do Funchal