Carta do Sr. Bispo aos Consagrados

29-01-2021

A meio desta Semana do Consagrado de 2021, e com as suas celebrações reduzidas à Missa na Sé do dia 2 de Fevereiro em que apenas irão participar um representante de cada comunidade religiosa presente na nossa diocese, quero dirigir-me a todos os consagrados que vivem na diocese do Funchal.

No meio de um mundo que se esquece de Deus - que se esquece de O escutar; que se esquece de lhe responder; que se esquece da sua vontade - a vida de um consagrado é um constante sinal de que Deus está connosco e quer continuar connosco, apesar de todo aquele esquecimento. Deus é fiel ao amor que tem por cada ser humano, e só a resposta a esse amor nos torna verdadeiramente felizes.

Desde o início do povoamento das nossas ilhas que a Madeira e o Porto Santo contam com os consagrados para que o povo que aqui habita possa encontrar Deus presente: um Deus que nos dá coragem para suportar o sofrimento e viver as dificuldades de cabeça erguida; um Deus que abre diante de nós um horizonte de vida eterna; um Deus que faz suas as nossas conquistas e alegrias.

Quero agradecer o facto de cada um de vós ser hoje este rosto de Deus: os seus olhos, os seus ouvidos, a sua boca, as suas mãos. E quero dizer que, como bispo do Funchal, conto convosco nesta tarefa nunca acabada da evangelização: tarefa que exige de nós, em cada dia que passa, sempre mais empenho e alegria - que exige tudo de cada um.

A todos envio a minha bênção e a certeza da minha oração.