Bispo nomeia novo Diretor para o Secretariado Diocesano de Liturgia e Espiritualidade

DECRETO
D. NUNO BRÁS DA SILVA MARTINS, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica,
Bispo do Funchal.
A liturgia, quer dizer: a celebração do mistério pascal de Jesus, centro da história do universo (e que, portanto, oferece um dinamismo sempre renovado à vida da Igreja e dos cristãos), é uma realidade central na vida diocesana e de cada comunidade paroquial.
Tendo a sua origem na ordem do Senhor: "Fazei isto em memória de Mim", a liturgia enraíza-se na vida de Jesus e da Igreja apostólica. É uma ação de Jesus em nós (fazei), é um retomar daquilo que Jesus fez (isto), mas é, igualmente, um "memorial do Senhor ressuscitado", de tal modo que a salvação oferecida por Jesus, de uma vez por todas, à humanidade, se torna hoje presente e nos permite sentar-nos, também nós, à mesa do Senhor e dos Apóstolos, em comunhão com os santos de todos os tempos, e com todos quantos peregrinam até à Vida Eterna.
É pois necessário que na nossa Diocese exista um Secretariado que promova uma efetiva educação para a oração litúrgica de todo o povo de Deus, e anime e torne efetiva uma "Pastoral Litúrgica" que a todos convoque, ajudando a participação ativa e frutuosa dos cristãos nos sagrados mistérios da nossa salvação. Assim, HEI POR BEM
nomear o Senhor Cónego MANUEL GONÇALVES DOS RAMOS Diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia e Espiritualidade, devendo constituir uma Equipa que o coadjuve nas atividades deste campo da pastoral diocesana.
Ao mesmo tempo, a Diocese agradece à anterior direção do Secretariado e à sua Equipa todo o labor e iniciativas neste campo pastoral.
Funchal, 23 de Outubro de 2025
+ Nuno, Bispo do Funchal
