90 dias para as Jornadas Mundiais da Juventude
A 90 dias das Jornadas: "Nós e o Espírito Santo"
Portugal inteiro prepara-se para viver um acontecimento único, que vai marcar para sempre a sua história. E nós todos, juntos pelo Espírito Santo, somos os protagonistas desse acontecimento. Com efeito, o Espírito de Jesus ressuscitado é o grande protagonista das JMJ. É Ele quem reúne, vindos literalmente de todos os países do mundo, jovens que se preparam para viver uma semana de encontro, de partilha, de comunhão.
Por isso, podemos dizer que, de 1 a 6 de agosto próximo, Lisboa será o lugar de um novo Pentecostes.
Tal como sucedeu em Jerusalém, 50 dias depois da ressurreição de Jesus (e tal como sucedeu nas outras jornadas mundiais da juventude), também agora "um sopro do Espírito" vai quebrar medos, destruir obstáculos, fazer sair do silêncio os mais jovens e quantos se dispuserem a viver estes dias de graça. Vão estar reunidos e unidos à volta do Sucessor de Pedro, o Papa Francisco.
Serão dias importantes para quantos peregrinarem a Lisboa. Mas também para os que não tiverem oportunidade de lá estar fisicamente.
Serão ainda dias importantes para os madeirenses: ainda que em menor dimensão, também nós iremos receber, na semana de 26 a 31 de Julho (anterior às JMJ) jovens vindos de várias nações. Na nossa Ilha, eles vêm para dar testemunho alegre da fé e receber o nosso viver com Jesus e uns com os outros. Vamos acolhê-los com o melhor que temos e o melhor que sabemos — e os madeirenses sempre sabem acolher! Eles vêm em nome de Jesus, e é como tal que lhes queremos dar as boas vindas.
Maria, uma jovem, dirigiu-se apressadamente à casa de Isabel, transportando no seu ventre a Jesus, o Deus feito homem. Quando lá chegou, foi acolhida por aqueles dois velhos, e foi também saudada por João Batista, ainda no seio de sua mãe.
Não deixemos passar ao lado estes momentos de graça que Deus nos oferece! Tenho a certeza de que todos nos iremos preparar para viver estes momentos únicos que Deus nos oferece. Na oração e no acolhimento. Saúdo-vos a todos, e a todos envio a bênção do Senhor.
Funchal, 3 de maio de 2023
+ Nuno, Bispo do Funchal