D. Nuno Brás, Bispo do Funchal

Papa Francisco nomeia

D. Nuno Brás como Bispo do Funchal

D. NUNO BRÁS DA SILVA MARTINS, NOVO BISPO DO FUNCHAL

A Santa Sé tornou público, às 11h, de hoje, sábado, 12 de janeiro, que o Papa Francisco nomeou o Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás da Silva Martins, como novo Bispo do Funchal. Ao mesmo tempo o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese do Funchal apresentada por D. António Carrilho, conforme estabelece o Cânone 401§1 do Código de Direito Canónico.

Até à tomada de posse do novo Bispo D. Nuno Brás, D. António Carrilho governará a Diocese como Administrador Apostólico.

Assim, a partir do dia 12 de janeiro, a menção dos nomes dos pastores da nossa Igreja deverá seguir o seguinte modelo extraído da Oração Eucarística II: "Em comunhão com o Papa Francisco, o nosso Administrador Apostólico António e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo". "A partir do dia da tomada de posse, o nome do Bispo deve ser proferido na Oração Eucarística por todos os presbíteros que celebrem Missa dentro da Diocese. Logo, a partir da tomada de posse, a menção dos nomes dos pastores de nossa Igreja deverá seguir o seguinte modelo extraído da Oração Eucarística II: "Em comunhão com o Papa Francisco, o nosso Bispo Nuno e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo".

A Tomada de Posse do Novo Bispo acontecerá no Domingo, dia 17 de fevereiro, às 16h na Sé do Funchal.

BULA DE NOMEAÇÃO

Francisco, Bispo, Servo dos Servos de Deus

Ao Venerável Irmão Nuno Brás da Silva Martins, até agora Bispo titular de Elvas e Auxiliar da Igreja Patriarcal de Lisboa, eleito Bispo do Funchal, saudação e Bênção Apostólica.

Deus chama os fiéis, especialmente por meio da pregação dos Bispos, para a luz admirável do Evangelho, para que cresçam em graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, Nós costumamos prestar uma especial atenção às Igrejas desprovidas de seus pastores, concedendo às mesmas, tanto quanto possível, dignos Bispos.

E porque a diocese do Funchal, pela renúncia do nosso Venerável Irmão António José Cavaco Carrilho, necessita de um novo Bispo, dirigimos o nosso espírito para ti, Venerável Irmão, que, como até aqui estás a desempenhar bem o múnus episcopal junto da Igreja Patriarcal de Lisboa e manifestas dotes e virtudes convenientes, em bom direito nos pareces apto para ser posto à frente daquela comunidade diocesana.

Por isso, ouvido o parecer da Congregação para os Bispos, com a nossa autoridade Apostólica nomeamos-te Bispo do Funchal, com os direitos e as obrigações inerentes àquele mesmo ofício segundo o direito canónico, ficando desligado da já mencionada Sede titular e do referido múnus de Auxiliar.

Dá noticia deste nosso decreto ao clero e aos fiéis que estão confiados ao teu cuidado pastoral. E a todos eles exortamos que, sob a tua condução, observem de maneira cada vez mais diligente na vida quotidiana os divinos preceitos, manifestando a viva presença de Cristo no mundo.

Pela intercessão da Santíssima Virgem Maria, Rainha da Paz, e de S. Nuno, imploramos a Cristo Senhor para que te encha, Venerável Irmão, do espírito de verdade e de amor, para que conduzas a boas pastagens o rebanho a ti confiado.

Dado em Roma, junto de S. Pedro, aos doze dias do mês de Janeiro, no ano do Senhor de 2019, sexto do nosso Pontificado.

Francisco

Galeria de fotos do novo Bispo