Porque isso nos faz felizes

18-03-2020

Meditação do dia 8 de março.

Porque isso nos faz felizes
Dar atenção aos mandamentos ou, simplesmente, ser bom? Claro que não existe contradição entre uma coisa e outra. Os mandamentos não são um conjunto de normas que um qualquer deus sádico possa ter dado para subjugar os seres humanos. Deus não deu os mandamentos para que os homens se sentissem esmagados a um qualquer seu poder discricionário.
Os mandamentos foram dados a Israel porque esse é o caminho da felicidade do ser humano; o caminho da vida boa e plena. Deus propõe a Israel o caminho da vida; propõe a Israel o caminho da verdadeira humanidade - ou seja, concretiza aquilo em que consiste ser bom.
Os mandamentos não são dados a escravos; eles exigem a liberdade, a adesão humana: "Observai-os e ponde-os em prática, porque eles serão a vossa sabedoria e a vossa prudência aos olhos dos povos" (Dt 4,6). Mas exigem também que Israel "veja"; que não se esqueça dos acontecimentos da sua história: "tende cuidado; prestai atenção para não esquecer tudo quanto viram os vossos olhos, nem o deixeis fugir do pensamento em nenhum dia da vossa vida" (Dt 4,9).
É que os mandamentos não são teoria: são sempre vida, história de Deus connosco a acontecer no tempo. Melhor dizendo: são a vida de Jesus em nós e connosco. Ele que não veio para revogar mas para cumprir plenamente os mandamentos (Mt 5,17).