1 maio - Procissão do Voto de São Tiago Menor

24-04-2019

A personalidade do Povo Madeirense sempre foi moldada por situações dolorosas, tais como: ataques dos piratas, epidemias, aluviões e mais recentemente os incêndios. Este mesmo Povo, em horas de amargura, nunca deixou de recorrer à proteção do Céu, nomeadamente, quando a peste assolou a população, nas primeiras décadas do século XVI.

Estamos a caminho da celebração dos 500 anos, daquele longínquo 11 de junho de 1521, quando a peste dizimava a vida de tantos madeirenses. Nesse dia de feliz memória, todo o povo de Deus, clero e autoridades, reunidos, na Sé do Funchal, elegeram São Tiago, como Padroeiro da cidade do Funchal e da Diocese do Funchal. Como sinal de gratidão, fez-se a promessa de construir uma Igreja em sua honra. Apenas em 1523, na Sé do Funchal prometeu-se fazer uma procissão que, atualmente, se realiza entre a Sé e a Igreja de Santa Maria Maior, a que denominamos como procissão o «Voto de São Tiago».

A procissão é realizada no dia 1 de maio na data em que a Igreja celebrava a festa de São Tiago Menor. Atualmente, depois das reformas do Concílio Vaticano II, a data da sua festa é no dia 3 de maio. Ainda, assim, a data da procissão permanece no dia 1 de maio.

Durante muitos séculos este voto foi cumprido na íntegra. No entanto, ultimamente, optou-se por fazer esta procissão entre a Capela do Corpo Santo e a Igreja do Socorro. Este ano, em que celebramos os 600 anos do Achamento do Arquipélago da Madeira, a Diocese do Funchal propôs que celebrássemos o Voto de São Tiago na sua forma original, isto é: fazer o percurso da procissão religiosa, desde a Sé ate a Igreja do Socorro, como sinal de comunhão com os nossos antepassados. Desta maneira, integra-se também uma vertente, não só histórica e cultural, mas a tomada de consciência da atualização deste mesmo voto para os nossos dias.

Passo a enunciar o programa:

Sé do Funchal - 9h, oração de Laudes da Solenidade de São Tiago;

9h30 saída da procissão da Sé do Funchal para a Igreja Paroquial do Socorro, seguida de Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo do Funchal, D. Nuno Brás.