Paróquias da Diocese do Funchal

A Diocese do Funchal tem 96 paróquias.

Está dividada em várias zonas pastorais denominadas Arciprestados. Existem 7 Arciprestados.

Os 7 Arciprestados são formados por diversas paróquias:

Paróquias do Arciprestado do Funchal: Álamos; Bom Sucesso; Coração de Jesus; Curral das Freiras; Espírito Santo - Porto Santo; Fátima; Graça; Imaculado Coração de Maria; Livramento; Nazaré; Nossa Senhora do Monte; Piedade - Porto Santo; Romeiros; Sagrada Família; Santa Luzia; Santa Maria Maior; Santo Amaro; Santo António; São Gonçalo; São José, São Martinho; São Pedro; São Roque; Sé; Visitação, Vitória/Santa Rita.

Paróquias do Arciprestado da Calheta: Amparo; Arco da Calheta; Atouguia; Calheta; Estreito da Calheta, Fajã da Ovelha; Jardim do Mar; Loreto, Paul do Mar; Ponta do Pargo; Prazeres; Raposeira; São Francisco Xavier.

Paróquias do Arciprestado de Câmara de Lobos: São Tiago; Santa Cecília, Quinta Grande; Garachico; Estreito de Câmara de Lobos; Encarnação; Carmo; Câmara de Lobos.

Paróquias do Arciprestado de Machico e Santa Cruz: Achada; Água de Pena; Assomada; Bom Caminho; Camacha; Caniçal; Caniço, Eiras; Gaula, João Ferino; Lombada; Machico; Piquinho; Preces; Ribeira Seca; Rochão; Santa Cruz, Santo da Serra.

Paróquias do Arciprestado de Santana: São Roque do Faial; São Jorge; Santana; Porto da Cruz; Ilha; Faial; Arco de São Jorge.

Paróquias do Arciprestado do Porto Moniz e São Vicente: Achadas da Cruz; Boaventura; Fajã do Penedo, Feiteiras; Lameiros; Ponta Delgada; Porto Moniz; Ribeira da Janela; Rosário; Santa; São Vicente, Seixal.

Paróquias do Arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol: Campanário; Canhas; Carvalhal; Conceição; Cristo Rei, Madalena do Mar; Ponta do Sol; Ribeira Brava, São João, São Paulo, Serra de Água, Tabua.