Nomeações

Bispo do Funchal
Nomeações Pastorais para a Diocese do Funchal

DECRETO

O Bispo Diocesano, no âmbito do seu próprio ministério, tem a importante e difícil missão de assegurar a assistência espiritual e religiosa das comunidades cristãs.

Tendo em atenção algumas necessidades pastorais, os recursos pessoais disponíveis e o bem de toda a Igreja Diocesana,

HAVEMOS POR BEM proceder às seguintes nomeações e dispensas pastorais:

1. Padre Marcos Paulo Abreu Pinto é nomeado Pároco da Paróquia do Carmo, no Arciprestado de Camara de Lobos, após quatro anos de serviço pastoral na Missão Católica Portuguesa em Londres.
  2. Padre João Humberto de Vasconcelos Mendonça é nomeado Pároco da Paróquia do Garachico, no Arciprestado de Câmara de Lobos, sendo dispensado de Vigário Paroquial do Carmo.
  3. Padre Emanuel Eleutério Figueira de Ornelas é dispensado do múnus de Pároco das Paróquias do Carmo e do Garachico, e nomeado Capelão das Irmãs Clarissas do Mosteiro de Nossa Senhora da Piedade, na Caldeira, Câmara de Lobos.
  4. Padre Manuel Ornelas da Silva,cm, de acordo com o Superior Provincial da Congregação da Missão (Padres Vicentinos), é nomeado Administrador Paroquial da Paróquia de Cristo-Rei, no Arciprestado de Ribeira Brava e Ponta do Sol.
  5. Padre António Paulo Ponte de Sousa é dispensado do múnus de Pároco da Paróquia de Cristo-Rei.
  6. Padre André Bruno Teixeira de Olim, osb, a pedido de Dom Abade do Mosteiro de Singeverga, Santo Tirso - Porto, é nomeado Vigário Paroquial das Paróquias do Caniço e Santo da Serra, no Arciprestado de Machico e Santa Cruz, para uma experiência pastoral na nossa Diocese.
  7. Cónego Vitor dos Reis Franco Gomes é nomeado Director Espiritual do Seminário Diocesano do Funchal.
  8. Padre João Maria Borges de Lemos, cm, é nomeado Capelão do Hospício D.ª Maria Amélia, no Funchal, por indicação do Superior Provincial dos Padres Vicentinos.
  9. Padre Victor Apolinar Abreu Gonçalves, após a experiência de um Ano Sabático, autorizado nos termos canónicos, é dispensado, a seu pedido, do exercício do ministério sacerdotal.

Os sacerdotes, cujas nomeações se publicam, conservam as faculdades canónicas dos respectivos ministérios, até à tomada de posse dos seus sucessores. E, se nada for dito expressamente em contrário, mantêm também os outros ofícios, que lhes estão confiados por anteriores nomeações.

A Diocese agradece a disponibilidade e o espírito de serviço eclesial dos sacerdotes agora nomeados e a atitude de fé, confiança e cooperação das comunidades que deles se despedem ou os acolhem.

Funchal, 1 de Novembro de 2017

Solenidade de Todos os Santos

† António José Cavaco Carrilho, Bispo do Funchal

"O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida..." Mt 20, 28