Temas das Missas do Parto 2022

14-12-2022

Temas para o novenário das Missas do Parto

16 /dezembro - «A minha Salvação está perto». O Espírito Santo grava em nós a salvação de Deus.

17 /dezembro - «Reuni-vos e escutai» O Espírito Santo une-nos e dispõe-nos para a escuta.

18 /dezembro «Pede um sinal ao Senhor teu Deus». O Espírito Santo alimenta a nossa confiança e torna-nos atentos aos sinais de Deus. A fé requer atenção à novidade dos sinais.

19 /dezembro - O Espírito Santo, fonte de água viva que brota no deserto e no silêncio para nos abrir à escuta da Palavra.

20 /dezembro «O Espírito Santo virá sobre ti». A Igreja, templo do Espírito Santo.

21 /dezembro - O Espírito Santo impele-nos ao anúncio e ao serviço do reino de Deus.

22 /dezembro - A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu Espírito se alegra em Deus meu Salvador. (Magnificat)

23 /dezembro - A força do Espirito Santo, purifica-nos, converte-nos e perdoa os nossos pecados.

24 /dezembro - Deus visita o seu povo e constrói a sua casa. (Somos templos do Espírito Santo).

À semelhança dos anos anteriores, a equipa de Coordenação Pastoral da Diocese do Funchal propõe, mais uma vez, algumas sugestões para as homilias das Missas do Parto tendo em conta o plano pastoral em curso.

Acompanhar e seguir a Virgem Maria, nestas novenas que antecedem o Natal, interpelam-nos à vivência tão profunda e única da Espiritualidade natalícia madeirense, que é olhar para Maria, como Mãe da vida, porque ela é mãe de todos os viventes. Quando muitos, no mundo de hoje, teimam em considerar o nosso corpo como pertença individual e como matéria orgânica, que um dia terá um fim como todos os seres vivos da natureza, nós, cristãos, porque habitados pelo Espírito Santo, acreditamos na vida eterna. A vida humana, de facto, só tem sentido na comunhão e partilha com os outros, sempre envolvida pela consciência da presença de Deus e conduzida para a Eternidade. Assim, nos propõe o nosso plano pastoral diocesano.

«Neste ano pastoral (2022-2023), quero convidar-vos a dar uma particular atenção ao sacramento do Crisma e, com ele, à presença do Espírito Santo em nós, dando-nos a vida de Jesus ressuscitado e convidando-nos à missão, ou seja, a mostrar com clareza e autenticidade como é feliz ser cristão, como é bom viver com Jesus, respirar com Ele e ao Seu ritmo, e partilhar a vida como cristãos (em todas as dimensões: da vida espiritual à partilha de bens materiais e à comunhão na vida eterna). Assim nos havemos de preparar para as Jornadas Mundiais da Juventude 2023 de Lisboa (1 a 6 de Agosto), com a presença do Santo Padre, que (como diz o seu lema) nos convidam a levantar e a tomar como urgente o anúncio do Evangelho (Lc 1,39).» Programa pastoral 2023. Durante as Missas do Parto, teremos também em atencão as Jornadas mundiais da Juventude que se aproximam a passos largos, incentivando a participacão dos jovens e colaborando em tudo o que estiver ao nosso alcance, para que este acontecimento seja uma grande festa da Vida na alegria do Cristo Ressuscitado. Seria também oportuno, que refletíssemos sobre a importância da participação dos nossos Jovens nas Missas do Parto, com a agravante de, no futuro, perdermos este nosso tesouro de espiritualidade Madeirense, de origem franciscana. Que Maria, Mãe da Vida, envolva num abraço materno este povo madeirense e nos aponte sempre os caminhos da Esperança. Sob o seu olhar amoroso, preparemo-nos para celebrar e cantar à Senhora do Parto com entusiasmo e alegria. Nestes dias de preparação imediata para a « festa », como se diz com ternura na nossa terra, pedimos a Maria que nos ensine a acolher os outros, como Ela tão bem soube acolher Jesus no seu ventre e todos os seus filhos. Que Ela volte para nós o seu olhar materno, atento e vigilante, agora e na hora da nossa morte.