Nomeação Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil

25-11-2023

D. NUNO BRÁS DA SILVA MARTINS
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica Bispo do Funchal

Aos que esta nossa Carta virem, saúde, paz e bênção.

A Pastoral Juvenil (o cuidado pastoral que a Igreja dedica aos jovens, incentivando-os a viver plenamente a vida de Cristo recebida pelo baptismo) não pode deixar de constituir hoje um dos âmbitos centrais da vida eclesial. Ela deve, por isso, acontecer nos seus mais diferentes níveis: do acompanhamento espiritual e pessoal dos jovens, às Jornadas Mundiais da Juventude; do cuidado que os pais dedicam à vida da fé dos seus filhos, à reflexão e oração da Igreja universal, como o demonstra o Sínodo dos Bispos de 2018. Todos devem, por isso, sentir-se responsáveis por ela e seus agentes. O Papa Francisco recorda constantemente que não se trata apenas do futuro da Igreja mas do facto de os jovens, com as suas características, serem necessários à Igreja já no presente.

Nas suas diferentes dimensões (escola, comunidade paroquial, catequese e outras actividades), a Pastoral Juvenil diocesana é coordenada e incentivada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil. Esta instância diocesana deve, assim, relacionar-se com os diferentes grupos e movimentos juvenis existentes na Diocese e promover iniciativas que animem e incentivem todos os jovens a percorrer o caminho da vida cristã, mesmo os que, por qualquer razão, se sintam mais afastados de Jesus Cristo, ajudando todos a aplicar a Exortação "Cristo Vive".

As recentes Jornadas Mundiais da Juventude, realizadas em Lisboa no passado mês de Agosto, antecedidas pelos "Dias na Diocese" (durante os quais acolhemos na Madeira algumas centenas de jovens vindos de países estrangeiros), foram entre nós preparadas e coordenadas pelo "Comité Organizador Diocesano". Na sua preparação e celebração, foram envolvidos muitos jovens e adultos. Não podemos deixar que se perca todo esse tesouro de vida cristã, pelo qual toda a Diocese está profundamente grata.

Agora, terminadas as JMJ, mostra-se importante nomear uma nova equipa que, tendo em conta todo o caminho já percorrido, possa tomar um conjunto de iniciativas que, respeitando e integrando o percurso feito nos outros níveis de acção pastoral, as sustentem e animem, ajudando todos os jovens a perceber e a viver Cristo vivo, que a todos quer dar vida.

Assim, por um período de três anos, nomeamos João Francisco Gonçalves Dionísio coordenador da Equipa do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, e o Padre João Diogo Gonçalves, Assistente da mesma.

Funchal, 25 de novembro de 2023

† Nuno, Bispo do Funchal