Nomeação Equipa Diocesana Jubileu 2025

01-03-2024

CELEBRAÇÃO DO JUBILEU 2025

No ano de 1300, um movimento popular espontâneo, de que ainda hoje não conhecemos a origem, dirigiu para a cidade de Roma um grande número de peregrinos que pediam ao Papa Bonifácio VIII a celebração dum Jubileu, quer dizer: de um ano de particular graça e misericórdia, assinalando, desse modo, os treze séculos do nascimento do Salvador. Foi o primeiro jubileu cristão. Fixado inicialmente para ser celebrado cada cem anos, o intervalo foi depois reduzido para cinquenta e para vinte e cinco anos (1475).

O jubileu cristão tem origem na antiga tradição hebraica da celebração de, em cada período de 50 anos, ser celebrado um tempo em que todo o universo procurava regressar à sua condição original (cf. Lev 25,8-13). Embora tal fosse impossível de realizar na sua totalidade, ao menos nesse ano cada crente procurava regressar a uma correta relação com Deus, com os irmãos e com a criação: implicava o perdão de dívidas, a libertação de escravos, o descanso das terras. A ele Jesus aludiu na sinagoga de Cafarnaúm, ao proclamar "um ano da graça do Senhor" (Lc 4,18-19; Is 61,1-2).

Na memória de muitos de nós estão ainda presentes as celebrações do Grande Jubileu do ano 2000. No entanto, em 2025, uma vez mais toda a Igreja se irá unir na celebração de um novo Jubileu, já anunciado pelo Papa Francisco, desta vez sob o lema "Peregrinos de esperança". Assim, para coordenar os preparativos e as celebrações diocesanas do Jubileu de 2025, nomeio a seguinte Equipa Diocesana:

Cónego Rui Alberto Fernandes Pontes (Coordenador)

Padre Fernando Soares, CM

Padre José Patrício Pestana de Sousa