Guião das Missas do Parto 2020

10-12-2020

TEMÁTICAS DAS MISSAS DO PARTO

"Na escola de Maria. Mulher Eucarística"

Nesta novena preparatória para o Natal de Jesus, o guião das Missas do Parto tem como objetivo aprofundar o dom e a beleza da Eucaristia, a partir dos textos bíblicos de cada dia, do Plano Pastoral e da Mensagem do Advento do Senhor Bispo D. Nuno Brás.

OBJETIVO: Redescobrir e desenvolver o dom de Maria, como aurora da Eucaristia, e uma autêntica espiritualidade eucarística.

Com a nova situação mundial de pandemia, somos convidados a regressar às origens, para entrar verdadeiramente no espírito do primeiro Natal da história. Face à pertinente pergunta: Não haverá Natal? O Papa Francisco responde sabiamente a esta inquietação pertinente e dolorosa: "Não haverá Natal? Claro que sim! Mais silencioso e com mais profundidade, mais parecido com o primeiro, em que Jesus nasceu em solidão (...) Sem as ruas a transbordar, mas com o coração aquecido pel`O que está para chegar. Deus está do nosso lado e partilha, como Cristo no presépio, a nossa pobreza, a prova, o pranto, a angústia e a orfandade... A Covid - 19 nunca poderá chegar ao coração nem à alma dos que no céu põem sua esperança e o seu alto ideal". Acontece Natal, quando nos deixamos surpreender por Jesus Menino e o acolhemos na nossa vida.

Neste ano pastoral de 2020-2021 convido-vos a dar continuidade a um triénio de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude de Lisboa (2023), que terão por lema: "Maria levantou-se e partiu apressadamente" (Lc 1,39). Embora dirigidas expressamente aos jovens, todos somos interpelados a uma maior vivência cristã, fortalecida pela Eucaristia. Todos somos convidados a fazer caminho com a Virgem Maria, a Mulher Eucarística, modelo de fé e de amor.

O Plano Pastoral da Diocese, com o tema "A Eucaristia constrói-nos no caminho da fé: "Cristo Salva-te", vai ajudar-nos a reanimar o dom da Eucaristia, o Pão da Vida, que alimenta o nosso caminho de comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. "Por isso, devemos reconhecer que a Eucaristia é alimento de vida cristã sem a qual não podemos passar. Experimentámo-lo, de um modo muito concreto, nos meses em que a esmagadora maioria dos cristãos esteve impedida de comungar o Corpo de Cristo por causa do coronavírus" (Do Plano Pastoral Diocesano). Procuremos também, durante este novenário, prestar atenção ao nosso rico património musical madeirense das missas do Parto, ligados à Eucaristia, sobretudo o tradicional cântico: "Meu Deus que alegria, hoje nas causais; assim manifesto, bendito sejais" n.117. Ou então: "Anjos que a Jesus em roda adorais, cantando dizei-lhe: bendito sejais n.126. Lembro, ainda, um cântico desconhecido, mas de uma grande profundidade espiritual mística: "Loucos prazeres da vida, não me fareis desgraçado, porque em meu peito tenho a Jesus Sacramentado" nº127. E para completar acrescentava o cântico: "Lá dentro desse sacrário, nascem flores preciosas, onde a Virgem do Rosário, andava colhendo rosas", n. 97 . (Do livro, Cânticos Religiosos do Natal Madeirense, de João Arnaldo Rufino da Silva).

Mensagem de Advento 2020

Noutros tempos, os arautos iam à frente do soberano para anunciar a sua passagem, a sua chegada: anunciavam o "advento do rei". E todos se preparavam para aquele dia.

Hoje, no início do tempo do Advento, quero, uma vez mais, anunciar a chegada do verdadeiro Rei que é Jesus.

Não há Natal sem Jesus. Não há Natal sem que Ele venha ao nosso coração e o transforme. Precisamos de preparar a sua chegada.

Este ano, o nosso gesto de renúncia (a ser recolhida no ofertório do dia 3 de Janeiro), será para os dois mosteiros de vida contemplativa que existem na Madeira: o Mosteiro da Caldeira e o Mosteiro do Lombo dos Aguiares. São religiosas que vivem pobremente e que passam o dia a rezar por todos nós e pelo mundo inteiro. Procuremos ajudá-las.

Apesar da situação de pandemia, não vamos deixar de celebrar a Festa. Mas sempre no respeito pelas indicações que nos são dadas pelas autoridades de saúde.

O Senhor quer vir até nós, até à nossa família, até ao nosso coração. Na alegria, e cheios de confiança em Deus, preparemos a Sua chegada.

A todos os Párocos e suas Comunidades desejamos um Santo e Feliz Natal cheio de paz e amor.

Percurso Temático do novenário:

15 de Dezembro. A Eucaristia, mistério da fé - Maria, a Cheia de graça

16 de Dezembro. Eucaristia, memorial da Páscoa - Maria de Nazaré, a Mulher vigilante.

17 de Dezembro. A Eucaristia constrói a Igreja - Maria, Mãe de Igreja

18 de Dezembro. A Eucaristia, testemunho da fé dos Apóstolo. Maria, a Virgem fiel.

19 de Dezembro. A Eucaristia, fonte da missão. - Maria, Estrela da Evangelização

Domingo 20 de Dezembro - Eucaristia e o serviço da caridade - Maria, Arca da Aliança

Dia 21 de Dezembro - Eucaristia como banquete pascal - Maria, a Senhora da Prontidão

Dia 22 de Novembro - A presença real de Jesus na Eucaristia - Maria, a Mulher do Magnificat!

Dia 23 de Dezembro - Eucaristia como dom e entrega. - Maria do Fiat!

Este trabalho foi realizado por uma equipa e com a coordenação do Secretariado de Pastoral: Cónego Vítor dos Reis Franco Gomes, Irmã Maria da Cruz das Irmãs Clarissas.