29 nov. Comunicado do Conselho Presbiteral

DIOCESE DO FUNCHAL

Comunicado do Conselho Presbiteral

29 de novembro de 2017

O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho. Após a oração inicial seguiu-se a ordem de trabalhos estabelecida na convocatória.

No início da reunião, os membros do Conselho deram um voto unânime de repúdio contra uma suposta carta enviada ao Papa, publicado na edição de ontem no JM, e manifestaram ao Bispo Diocesano o seu apoio e solidariedade.

O Programa Pastoral da Diocese para 2017/2018 e o Calendário Geral foram apresentados aos padres como fruto de uma caminhada de trabalho conjunto, que agora importa implementar nos vários âmbitos da pastoral diocesana. Os representantes de cada Arciprestado expuseram as atividades juvenis já previstas para o ano pastoral. Foi apresentada ao Conselho uma síntese das respostas dadas pelos Arciprestados ao questionário do documento preparatório do Sínodo dos Bispos.

O Padre Rui Pontes, Diretor do Secretariado da Família, apresentou o capítulo VIII da Exortação do Papa Francisco "A alegria do amor" (AA) e os desafios pastorais colocados na atualidade. A Igreja tem a missão de reacender a nova luz e esperança a quem anda nas trevas e a viver dificuldades. As famílias devem ser mais protagonistas na própria pastoral familiar e acreditar na sua dimensão profética e testemunhal. É necessário voltar a olhar para o Matrimónio como uma vocação e preparar os jovens para a vida matrimonial encontrando novas formas para acompanhar os casais novos nos primeiros anos de vida conjugal. Todas as pessoas são chamadas a desenvolver-se em constante dinamismo de crescimento e amadurecimento. Diante do fracasso da separação, o sacerdote deverá acompanhar os interessados pelo caminho do discernimento, segundo a doutrina da Igreja e as orientações do bispo. O discernimento não poderá jamais prescindir das exigências evangélicas de verdade e caridade (AA, 300). Não há condenações, mas há sempre um caminho a fazer e a realizar com as pessoas rumo a uma plenitude e maior integração, na vivência da verdade da sua situação concreta.

O Conselho abordou o destino a dar à "Renúncia do Advento" deste ano, e tendo em atenção às múltiplas necessidades sentidas atualmente, decidiu-se orientá-la para o Fundo Social Diocesano de maneira a dotá-lo de capacidade para continuar a atender a um maior número de situações de maior necessidade, conforme os casos apresentados pelos párocos. O ofertório será realizado nos dias 6 e 7 de janeiro, sábado e Domingo da Solenidade da Epifania e deve ser entregue na Cúria diocesana com maior brevidade.

O Conselho tomou, ainda, conhecimento da data e da nova modalidade horária para a habitual Semana de Atualização do Clero, no Seminário Diocesano, que será das 9h30 às 14h de 22 a 25 de janeiro de 2018. Foram também apresentados vários temas para a jornada, do qual se destaca a reflexão sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional. As jornadas para os Consagrados e Leigos, realizar-se-ão nas noites de 23 a 25 de janeiro.

Foi, ainda, sugerida a criação de uma comissão para o estudo de orientações pastorais sobre a iniciação cristã e os passos necessários para a criação da Missão Madeira, semana de evangelização com os jovens. Retiros para o Clero: 1º turno de 2 a 6 de julho, e o 2º turno de 3 a 7 de setembro. O Simpósio do Clero será de 4 a 7 de setembro.

Foi sugerido, como resposta ao desafio do Papa Francisco na carta do Papa Misericordia et misera, o primeiro Domingo da Quaresma como Domingo da Palavra.

A próxima reunião do Conselho ficou marcada para o dia 14 de março de 2018.

Funchal, 29 de novembro de 2017

Secretariado Permanente