Viver segundo o Espírito

20-04-2020

Viver segundo o Espírito
Ao longo desta semana, a liturgia propõe-nos a leitura do capítulo 3 do evangelho de S. João, que narra o encontro de Jesus com Nicodemos. É uma excelente oportunidade para meditar acerca da nossa condição de baptizados.
Jesus fala do baptismo como de "um novo nascimento": contrapõe o nascimento da carne, quando saímos do ventre da nossa mãe, ao nascimento do Espírito, quando nas águas do baptismo adquirimos um novo princípio de vida. Na vida "segundo a carne" vivemos de acordo com as categorias humanas; na vida "segundo o Espírito" vivemos a partir do Espírito de Deus.
Jesus diz a Nicodemos: "Quem não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus". Para ver o Reino de Deus e fazer parte dele, há que nascer de novo; há que ter um outro princípio. Não bastar nascer da carne, ser mais esperto, mais inteligente, ter mais força ou mais poder. Claro que nos podemos contentar com o "viver segundo a carne". Mas isso é para nós suficiente?
Não nos basta "viver segundo a carne". Deus colocou em nossos corações a sede de Deus. Muitos O procuram. Muitos desejam "nascer segundo o Espírito". Jesus fala a Nicodemos e propõe-lhe isso mesmo. Mas nós sabemos que nascer segundo o Espírito é ser baptizado. E isso já o somos há muito tempo. Que esperamos para "viver segundo o Espírito"?